CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 01 de Agosto de 2016.
11:35
André Trindade afirmou que o PPS não abre mão da candidatura majoritária, tendo permanecido aberta a vaga de vice-prefeito na chapa
Divulgação
Folha de Londrina - Edson Ferreira
O advogado André Trindade (PPS) teve a candidatura a prefeito de Londrina homologada ontem, na convenção do partido, realizada na Câmara de Vereadores. Embora tenham sido apresentados também os 29 pré-candidatos a vereador, a lista pode sofrer alterações até o dia 5 de agosto, próxima sexta-feira – fim do prazo para as convenções –, conforme o andamento das conversas com PDT e PRB para a composição de uma possível aliança. Estes dois últimos, que já lançaram Marcos Urbaneja e Sandra Graça, respectivamente, pré-candidatos ao Executivo, teriam que desistir da cabeça de chapa para a composição. Nenhum deles participou do encontro, ontem, do PPS.
Trindade afirmou que o PPS não abre mão da candidatura majoritária, tendo permanecido aberta a vaga de vice-prefeito na chapa. "O partido já definiu como quer participar desta campanha e agora seguimos conversando com outras siglas para a indicação do candidato a vice." A convenção atraiu outros pré-candidatos a prefeito, como Celso Marconi (DEM), Márcio Stamm (PSB) e Valter Orsi (PSDB). O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) foi recebido com festa no evento e no discurso agradeceu o apoio dado pelo PPS a sua administração. O secretário de Obras, Valmir Matos, é filiado ao PPS e também estava na Câmara.
Kireeff, que não é candidato à reeleição, citou a própria trajetória na campanha eleitoral de 2012 e a comparou com a candidatura de Trindade. "É importante que a sociedade ocupe seu espaço na política, especialmente aqueles que não têm uma trajetória partidária, para evitarmos que os oportunistas ocupem esse espaço", elogiou. O PPS, que defendia a permanência de Kireeff à frente da Prefeitura, já ocupou a liderança do Executivo na Câmara de Vereadores, com Fábio Testa (PPS), atualmente presidente da Casa. Foi a desistência do prefeito que motivou a pré-candidatura de Trindade.
Até agora, apenas Trindade e Paulo Silva (PSOL) foram homologados pelos partidos como cabeças de chapa na disputa pela prefeitura. Para hoje estão agendadas as convenções do PSD, PTB e PSDB.
Após a reunião, e Justiça Eleitoral deve ser informada sobre o resultado em até 24 horas, porém, as atas podem ficar "abertas" até o final do prazo, próxima sexta-feira. Os nomes indicados pelas legendas estarão liberados para fazer campanha como candidatos somente após o deferimento oficial pelo juiz eleitoral. A propaganda estará liberada a partir do dia 16 de agosto.
MANIFESTO
O movimento popular "Nas Ruas Londrina" vai se reunir hoje para um manifesto em favor do juiz federal Sérgio Moro e à Operação Lava Jato. O objetivo é apoiar o combate à corrupção no País e reforçar o pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). A mobilização começa às 15 horas, na Avenida Higienópolis, em frente ao colégio Vicente Rijo.
"Estamos convidando a população para vir às ruas, vestindo verde e amarelo, para demonstrar nosso apoio à Justiça. Porém, apesar da pauta da manifestação ser relacionada à política, as pessoas podem ir às ruas em manifesto ao que acharem pertinente", disse um dos membros do movimento, Marcelo Favoretto. (Colaborou Thamiris Geraldini/Grupo Folha)