CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 16 de Abril de 2019.
17:40
A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Mourão, completa nesta quarta-feira, 17, 45 anos de história, em Campo Mourão. Foi fundada em 17 de abril de 1974, em uma reunião realizada na Câmara Municipal de Campo Mourão. Em 1977 foi criada a Escola de Educação Especial (Josephina Wendling Nunes), atendendo em uma casa de madeira. Em 1978, passou a atender em endereço próprio, com terreno cedido pelo Município de Campo Mourão. Em 1997 foi adquirido um terreno de 80 mil metros, onde foi instalada a APAE Rural. Atualmente são atendidas em torno de 600 pessoas, com deficiência intelectual e múltipla.
A APAE tem como missão promover e articular ações de defesa e garantia de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio as famílias, direcionadas a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e a construção de uma sociedade igualitária e solidária. Estiveram presentes na solenidade a Presidente da APAE Campo Mourão, Jucy Angela Cristófoli; a Secretária de Assistência Social Fabrícia Bronzel (representando o prefeito Tauillo Tezelli), o representante do Conselho Regional das APAES, Ireno dos Reis Pereira e Ivone Maggioni Fiore (coordenadora nacional e estadual de assistência social do movimento apaeano); Olivino Custódio (Presidente da Câmara Municipal de Vereadores); bem como o Padre Ricardo Arica (que procedeu a benção), Cicera Fernandes (Núcleo Regional de Educação), Tania Caetano (Secretaria da Educação), Liara Alavarse (Representante da Rede de Proteção) e Sergio Henrique dos Santos (Secretaria da Saúde) e outras atividades representando vários setores locais, regionais e estaduais.
Representando o Conselho Regional, Ireno dos Reis Pereira relatou uma questão observada recentemente em um dos eventos estaduais das APAES, onde era observada a presença de alunos da entidade no mercado de trabalho, em tarefas nas quais os mesmos estejam preparados para atuar. Jucy, presidente, destacou o momento vivido, na comemoração dos 45 anos, e a importância do atendimento da entidade na cidade durante estes anos. O atendimento, nas áreas médica e de assistência social, hoje chega há praticamente duas mil pessoas, já que também são atendidos os familiares das pessoas com deficiência.
"A história começou lá atrás, com uma das fundadoras, a Dona Mariquinha, pioneira, indo até as casas, verificando a presença de pessoas com deficiência para que fossem atendidas, oferecendo uma nova opção; e assim deixamos nossos agradecimentos, e também a outros diversos outros segmentos, como o Município, que por meio das secretarias tem nos ajudado muito, o Núcleo Regional de Educação, a Rede de Proteção, pela colaboração com os trabalhos desenvolvidos pela entidade, por que só assim temos sustentação e norte por meio das diretivas. Fica a gratidão também aos nossos funcionários, professores, apoiadores, colaboradores e as famílias pela parceria, bem como aos nossos 24 colaboradores na diretoria, que exercem um trabalho voluntário", destaca. Jucy afirma que 130 funcionários trabalham hoje na APAE em Campo Mourão. Durante o evento marcante de aniversário, a autodefensora Maria Senhorinha entoou o Hino Estadual das APAES, junto com o músico Luiz Antonio Bergonso. No final, foi saboreado pelos presentes um bolo comemorativo aos 45 anos da APAE Campo Mourão.