CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 01 de Novembro de 2016.
10:56


Araruna: Prefeito eleito diz que cuidará da cidade como sua casa

Walter Pereira/Tribuna do Interior

Walter Pereira/Tribuna do Interior

Eleito prefeito de Araruna com 5.961 votos, Leandro César de Oliveira (PPS), mais conhecido como Leandro da Farmácia afirmou ontem em entrevista à TRIBUNA que cuidará do município como se fosse sua casa. “A população não vai se arrepender, vamos lutar para honrar os 66% dos votos recebidos e também para mostrar aos 34% que não votaram por qualquer motivo que estamos aqui para trabalhar pelo município de forma honesta, séria, e transparente”, afirmou Oliveira, que foi candidato único na cidade.

Entre as prioridades de governo, ele afirmou que as áreas de saúde e  agricultura são as que mais precisam de atenção no momento. “Logicamente que não podemos esquecer de outras áreas como educação ou geração de emprego, por exemplo,  mas vamos dar atenção especial para a saúde e aos nossos produtores rurais que tanto colaboram para o desenvolvimento da cidade”, falou.

O novo prefeito afirmou que está definindo os detalhes para a formação de sua equipe de transição para verificar a atual realidade das finanças municipais. Ele acrescentou ainda que a escolha de seu secretariado será por critérios técnicos. “Estamos com expectativa para um bom mandato e vamos trabalhar muito para isso”, assegurou. Leia abaixo a entrevista completa.

Qual a emoção de ter recebido 5.961 votos de confiança e ter a oportunidade de assumir a cadeira executiva no próximo dia 1º de janeiro?

É uma emoção muito boa, a expectativa é grande. Até porque fizemos uma campanha justa e limpa, sem comprar nenhum voto. A gente sabe que os 5.961 eleitores que votaram na gente é porque acreditam em nós e esperam o bom trabalho nosso. E vamos dar essa resposta à altura, por isso que desde já estamos trabalhando.

Esta é a sua primeira experiência na política?

Sim, primeira vez. Sou empresário no município e vamos usar toda a nossa experiência de administrar na política. Estamos com uma expectativa muito boa, o próprio atual prefeito [Fabiano Antoniassi] já está colaborando para isso. Tenho certeza que com a ajuda dele e dos outros ex-prefeitos que estão nos acompanhando vamos fazer um grande mandato.

Qual a área de Araruna que o senhor entende que precisa de mais atenção?

Todas as áreas são muito importantes, mas a que as que mais precisam de atenção hoje é a saúde e agricultura, principalmente a conservação das nossas estradas rurais. Temos um solo que não colabora muito, então já estamos planejando trabalhos de readequação em grande parte da extensão do município.

O seu governo será participativo?

Com certeza sim. Vamos trabalhar sempre procurando ouvir a comunidade, vereadores, e equipe de governo. Não quero ser um prefeito só de gabinete, vou me fazer sempre presente na comunidade. É como fazemos na empresa da gente, ela vai para frente porque estamos juntos no dia a dia e na política não pode ser diferente. A diferença é que agora o número de funcionários ampliou, a gente cuida hoje de uma empresa com 10 funcionários e agora vamos cuidar de uma que vai para mais de 400. Ou seja, o nosso campo de atuação será muito maior.

Como será feita a escolha dos secretários municipais?

Será feita por critérios técnicos. Estamos tendo muito cuidado nas escolhas, porque sabemos que é o secretário que ajuda fazer o prefeito. Sozinho não vou fazer nada. Então a escolha precisa ser técnica para que a população tenha uma resposta e vou estar sempre cobrando meu secretariado para isso.

Quando será anunciado o secretariado?

Não vou anunciar por anunciar. Ainda estamos escolhendo e anunciaremos nos próximos dias.

Seu vice-prefeito (Romildo Souza) terá participação ativa durante sua administração?

Sim, claro, ele terá voz. Na verdade já estamos conversando muito sobre algumas ações de governo. Ele é médico e tenho certeza que ele vai me ajudar muito principalmente na área da saúde.

Quando pretende colocar sua equipe de transição na prefeitura para levantar a situação do município?

Estamos só acertando alguns detalhes com o atual prefeito. Acredito que dentro de um mês nossa equipe de transição já esteja atuando dentro da prefeitura.

Em que situação espera encontrar o município?

Na melhor possível. Acredito que vamos pegar a prefeitura com dinheiro em caixa para assumir já dando continuidade aos projetos de governo. Inclusive hoje discutimos com o atual prefeito a construção de 112 casas populares no município a partir da próxima gestão.

Tanto o governo federal quanto o governo estadual passam por um momento de crise econômica. Como o senhor pretende atuar para conseguir trazer recursos de outras esferas de governo para Araruna?

O bom relacionamento com o governo estadual e federal serão prioridades. Já estamos buscando recursos para o município e para isso estamos contando com a ajuda de ex-prefeitos e do atual para já buscar parcerias para investimentos no próximo ano. Já temos várias ações programadas para 2016, contamos com estas parcerias para realizá-las.

Como espera o relacionamento entre Executivo e Legislativo na sua gestão?

Eu quero que seja da melhor maneira possível. Faço questão que o Legislativo esteja nos acompanhado. Não só em Araruna, mas em nível de Brasil precisamos resgatar a importância do político, por isso queremos fazer a política do bem, em sincronia com o Legislativo.

Como foi a sua campanha para prefeito?

Fizemos uma campanha muito tranqüila e transparente, sem gastos excessivos e de muitas propostas à população do nosso município.

O que a população de Araruna pode esperar do novo prefeito eleito Leandro da Farmácia?

A população pode esperar de nós muito trabalho e dedicação. Vou cuidar da cidade como cuido da minha casa e da minha empresa. Não vou ter hora para trabalhar em busca do melhor para o nosso município.

Que mensagem deixa ao eleitor que confiou o voto no senhor?

A mensagem que deixo é de muita gratidão a cada voto recebido. A população não vai se arrepender, vamos lutar para honrar os 66% dos votos recebidos e também para mostrar aos 34% que não votaram por qualquer motivo que estamos aqui para trabalhar pelo município de forma honesta, séria, e transparente.