CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 16 de Junho de 2016.
18:16
Jardim ainda informou que vários municípios do mesmo porte de Campo Mourão já contam com a Guarda Municipal auxiliando os trabalhos das Polícias Militar e Civil nas questões de violência e controle do trânsito.
Divulgação
Vereador Dr. Sidnei Jardim
Assessoria
O Vereador e Advogado Sidnei Jardim voltou a cobrar da Administração Municipal, a implantação da Guarda Municipal em Campo Mourão, através de Indicação e Requerimento protocolados recentemente, e aprovados pela Câmara de Vereadores.
O Vereador justificou seu pedido diante da preocupação de autoridades locais ligadas à segurança pública, que já admitiram o aumento nos casos de criminalidade em Campo Mourão e buscam solução frente ao aumento dos casos de assaltos e outras ocorrências policiais registradas na cidade nos últimos meses. Além disso, houve também um aumento significativo nas brigas ocorridas em escolas ou entorno delas, sendo que, em ocasiões, adolescentes marcaram brigas até mesmo por redes sociais.
“Várias empresas localizadas na área central e nos bairros foram assaltadas nesse começo de ano. Em alguns casos com muita violência, a mão armada, com clientes feitos reféns e muita truculência por parte dos assaltantes, o que tem gerando muita intranquilidade e preocupação na população. Há algum tempo um grupo de jovens chegou a marcar uma briga por whatsapp. Além das agressões físicas, houve a apreensão de uma espada, usada na rixa, comprovando a agressividade constatada nesse tipo de ocorrência, cada vez mais frequente em nosso município”, afirmou o Vereador.
Jardim ainda informou que vários municípios do mesmo porte de Campo Mourão já contam com a Guarda Municipal auxiliando os trabalhos das Polícias Militar e Civil nas questões de violência e controle do trânsito.
A Guarda Municipal deverá ser integrada por servidores que atuam no âmbito do Município como agentes de autoridade policial para todos os efeitos legais. Dentre suas atribuições destacam-se:
- Prevenir, proibir, inibir e restringir ações de pessoas que atentem contra bens, serviços e instalações municipais;
- Educar, orientar, fiscalizar, controlar e policiar o trânsito nas vias e logradouros municipais, visando segurança e fluidez no tráfego;
- Vigiar e proteger o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, adotando medidas educativas e preventivas;
- Exercer sua função com o objetivo de proteger a tranquilidade e segurança dos cidadãos;
- Colaborar com órgãos estaduais para o desenvolvimento e o provimento da segurança pública, visando cessar as atividades que violarem as normas de saúde, higiene, segurança, funcionalidade, moralidade e qualquer outra de interesse do município.
Mesmo sendo uma corporação municipal, a Guarda Municipal poderá receber cooperação técnica-financeira do Estado, através da celebração de contrato entre a Prefeitura e órgãos competentes do Poder Público Estadual e Federal, objetivando atendimento pleno das necessidades municipais.
“A implantação da Guarda Municipal em Campo Mourão contribuirá significativamente para o controle da criminalidade nessa região, visto que com a Guarda Municipal auxiliando as atividades relacionadas ao trânsito e às rondas nos bairros e patrulha escolar, consequentemente as Polícias Militar e Civil terão mais tempo para atuar contra as ações criminosas, minimizando assim os casos de violência nas escolas e nas ruas e proporcionando mais segurança a toda a população mourãoense”, finalizou o Vereador.