CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 31 de Março de 2020.
18:59


Cristina Silvestri pede ao Estado que habilite laboratório da Unicentro para testes da Covid-19

Laboratório de Análises Clínicas do curso de Farmácia possui equipamento para a realização dos exames. Se habilitada, Unicentro pode realizar quase 100 testes por dia

A deputada estadual Cristina Silvestri solicitou ao Governo do Paraná nesta segunda-feira (30) a habilitação do Laboratório-Escola do curso de Farmácia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) para realização de testes da Covid-19 (coronavírus). Hoje, estes testes estão sendo realizados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) e por pelo menos quatro outros laboratórios privados que foram habilitados na semana passada pelo governo.

“A habilitação do laboratório da Unicentro nos traria mais agilidade no diagnóstico dos casos de coronavírus, sem a necessidade de mandar os exames para Curitiba ou outras cidades que contam com laboratórios habilitados. Para a região de Guarapuava, que possui mais de 500 mil habitantes, seria uma enorme conquista”, frisou a parlamentar, lembrando que a 5ª Regional de Saúde atende 20 municípios.

Hoje, de acordo com informações da Unicentro, a instituição conta com um equipamento que pode ser utilizado para a realização dos exames da Covid-19. O aparelho pertence ao Laboratório de Análises Clínicas do curso de Farmácia e, caso a instituição receba a habilitação do Estado, terá condições de realizar quase 100 testes por dia.

Além deste equipamento que já está pronto para realizar os exames, a Unicentro possui um segundo aparelho, que pertence ao laboratório do curso de Biologia, que está em análise se possui condições de também realizar os testes. Se a instituição conseguir colocar este segundo aparelho à disposição, sua capacidade de exames diários dobrará.

“Todos estão tentando ajudar como podem e no caso da Unicentro não é diferente. Temos uma instituição renomada, pronta para oferecer seus serviços à sociedade e ajudar no combate ao coronavírus. O diagnóstico rápido é essencial para o Estado intensificar seus esforços no atendimento clínico daqueles que estiverem doentes”.