CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 17 de Fevereiro de 2017.
11:02
O Secretário destacou o projeto de Arenas Multiuso, iniciativa para incentivar a prática esportiva nos município.
Walter Pereira
Tribuna do Interior - Walter Pereira
O Secretário de Estado do Esporte e Turismo (SEET), Douglas Fabrício (PPS), deputado estadual licenciado está cumprindo desde ontem agenda de trabalho em vários municípios da Comcam para discutir as políticas das áreas do esporte e turismo e também fazer uma prestação de contas dos trabalhos frente à pasta.
Entre os municípios, Douglas visitará Farol, Araruna, Peabiru, Goioerê, Moreira Sales, Boa Esperança e Rancho Alegre do Oeste. “Por ser a minha região, de base inclusive, temos uma obrigação ainda maior de prestar contas dos trabalhos realizados na secretaria na área de Esporte e Turismo e também as reivindicações em outras áreas para atender pedidos de prefeitos e vereadores dos municípios”, falou Douglas em entrevista à TRIBUNA ontem de manhã, durante visita ao jornal.
O secretário informou que quando foi convidado pelo Governador Beto Richa (PSDB) para assumir a secretaria de Esporte e Turismo, recebeu o pedido para a criação de programas para fazer com que os municípios em especial os menores tivessem acesso a política estadual de esporte. Com isso foi criado o programa “Paraná Mais Esporte”, dentro do qual foi feito um diagnóstico em todo o Estado levantando informações da área do esporte e também do turismo em cada município.
Com base nisso o secretário elaborou uma política estadual prevendo contemplar todas as áreas, com o início dos trabalhos em especial com crianças e jovens priorizando este público para acesso ao esporte. “E na área econômica, no caso no turismo, trabalhamos para fortalecer as regiões que têm mais potenciais”, explicou Douglas.
Segundo ele, dentro do projeto “Paraná Mais Esporte”, a secretária já realizou diversos programas. Um deles é o projeto de Arenas Multiuso, iniciativa inédita no País para incentivar a prática esportiva nos municípios paranaenses. O projeto foi apresentado por Douglas ao governador Beto Richa na última segunda-feira, durante vistoria do governador às obras de readequação do Ginásio Professor Almir de Almeida (Ginásio do Tarumã), em Curitiba.
“Trata-se de uma proposta engenhosa e inovadora, que usa a criatividade para estimular o esporte”, disse Douglas. “A Arena Multiuso tem grande potencial de mobilizar jovens, adolescentes e pessoas de todas as faixas etárias para a prática esportiva”, destacou.
Segundo Douglas, a ideia é firmar parceria com as prefeituras, que cedem o terreno para que a Secretaria instale os equipamentos, que contam com estruturas de alambrados, arquibancadas e gramado sintético e podem ser utilizados para a prática de futebol, handebol, vôlei, tênis, badminton, entre outras modalidades. As Arenas Multiuso são transportadas até os municípios em dois contêineres, que são incorporados à estrutura para funcionarem como vestiários, lanchonetes ou depósito de materiais.
O projeto será levado, inicialmente, a cerca de 20 cidades. O Estado vai contar, ainda, com emendas parlamentares para que os equipamentos sejam instalados nos demais municípios paranaenses.
Douglas explicou que além de baratas, cada estrutura custa em torno de R$ 300 mil –, a instalação é mais rápida e prática, já que as arenas dispensam convênio e levam cerca de cinco dias para serem montadas. “Todo o processo burocrático para fazer uma obra para práticas esportivas nos municípios leva cerca de um ano. Com este formato, levamos cerca de 15 dias para entregá-la à população”, explicou o secretário.
Meio ambiente
O gramado sintético das Arenas Multiuso, certificado pela Fifa, conta com um sistema de absorção de impacto feito de borracha de pneu reciclada. Cada campo retira do meio ambiente aproximadamente 33 mil pneus velhos.
“Com este projeto, o Governo do Paraná garante às crianças e jovens de baixa renda a prática de atividades esportivas em equipamentos de qualidade que apenas crianças ricas têm acesso hoje”, afirmou o secretário. “Esta arena com gramado sintético é a mesma que vemos em estádios famosos do mundo, e agora poderá ser encontrada nos municípios do Paraná”, afirmou.
O secretário disse ainda que a instalação das arenas será priorizada em municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). “O município tem que ter primeiro o interesse, elaborando o documento e entregando ao seu deputado, também vai oferecer o terreno preparado com a base de concreto onde possa ser instalada a grama sintética”, falou.
Douglas acrescentou que a instalação das arenas vai incentivar a prática esportiva nos municípios. “Hoje no interior do Paraná pouquíssimas cidades de porte pequeno tem arena sintética, ou quase nenhuma. E nas cidades médias que tem hoje, quem pode acessar são as pessoas que podem pagar. Nós queremos que as pessoas que não tem acesso a essas arenas possam ser beneficiadas com o programa. Considerando isso, essas arenas serão instrumentos para que possamos fazer as crianças praticar mais modalidades esportivas”, emendou.
SEET terá apoio do ministério do Esporte para viabilizar arenas multiuso
O secretário Douglas Fabrício informou também que representantes do Ministério do Esporte estiveram na quarta-feira (15) em Curitiba para conhecer o projeto das Arenas Multiuso. Douglas disse que recebeu o secretário nacional de esporte, educação, lazer e inclusão social do Ministério do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, e o assessor Ricardo Gomyde, para apresentar o projeto.
“A mobilidade do projeto é muito interessante. Facilita a possibilidade de você aplicar a arena rapidamente dentro de uma escola ou em uma área ociosa ou degradada. É prática e versátil”, disse o secretário do Ministério do Esporte Leandro Cruz Fróes da Silva.
Douglas comentou que muitos municípios paranaenses já têm intenção de adotar a arena multiuso. “Na medida em que conhecem, os prefeitos e secretários municipais de esporte passam a querer instalar devido à praticidade. E o Ministério do Esporte demonstrou que será um grande parceiro. E para tornar o projeto realidade também vamos contar com os deputados federais e estaduais, que garantirão emendas para viabilizar a arena em seus municípios”, frisou.