CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 04 de Dezembro de 2024.
12:25
Mandatários eleitos, reeleitos, lideranças nacionais e estaduais, presidentes municipais e filiados, participaram nesta terça-feira, 3, do Encontro Estadual do Cidadania23 do Paraná. O evento foi realizado em Curitiba e reuniu mais de 150 pessoas. Foi um momento de homenagens, discussões, reflexões e anúncios importantes.
A mesa foi formada por Comte Bittencourt (Presidente Nacional), Rubens Bueno (Presidente Estadual), Douglas Fabrício (Deputado Estadual), Helio Wirbiski (Vice-presidente Estadual), Doutor Leônidas Fávero Neto (Vereador de Paranavaí), Leandro (Prefeito de Araruna), Celso Góes (Prefeito de Guarapuava), Lucian Dierings - Gugu (Prefeito de Ouro Verde do Oeste), Herivelto Oliveira (Vereador de Curitiba), Eleangela Cervilha (Presidente Estadual da M23), Joel de Lima - Foz do Iguaçu (representando os presidentes municipais do Cidadania23 do Paraná), Célio Finta Jr (representante estadual da J23) e Elza Correa (membro da executiva nacional).
Convidado especial
Conjuntura política nacional e estadual foi o tema mais abordado pelo presidente nacional Comte Bittencourt, convidado especial da noite.
O líder nacional do Cidadania lembrou que “o Cidadania tem a tradição do debate político. E isso é realizado aqui no Paraná pelo nosso companheiro Rubens Bueno. Ele que faz esse trabalho há muitos anos, começando lá com o Pé na Estrada e que depois foi levado para o Brasil todo”, destacou.
Comte disse: “isto que estamos fazendo aqui, discutir a conjuntura, avaliar as eleições, começar a pensar no que queremos, para onde queremos ir e com quem queremos caminhar, é o que todos nós temos que fazer”, reforçou.
Se ficamos e estamos no Cidadania é porque queremos construir este projeto. Aqueles que não acreditavam já saíram. Queremos voltar a ter uma identidade, um papel de protagonismo no debate da política nacional. A missão não é fácil, mas faremos da forma mais democrática possível que é a essência deste partido”, finalizou.
Novo presidente estadual
Durante o encontro, o presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno, anunciou que está deixando a presidência do partido. O motivo é que Bueno irá assumir o cargo de diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Ele que passou nesta semana pela sabatina da Comissão de Obras, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), aprovado por unanimidade, aguarda a formalidade da publicação. O vice-presidente estadual, Hélio Wirbiski, assume a liderança estadual.
O que falaram as lideranças estaduais
O anfitrião do evento e presidente estadual do Cidadania, Rubens Bueno falou sobre o encontro estadual. “Este é um evento tradicional do nosso partido. Desde o início fizemos assim para que este encontro fosse um momento para falarmos sobre política”, destacou.
Bueno continuou dizendo que “todos nós sabemos que não existe possibilidade nenhuma de mudar este cenário se não for pela política. A partir disso, temos que trabalhar, pensar e ajustar nossos objetivos dentro daquilo que queremos para este projeto”, afirmou.
Já o deputado estadual e prefeito eleito de Campo Mourão, Douglas Fabrício, reforçou que “cada um aqui sabe da dificuldade de enfrentar uma eleição. Porém, nosso papel enquanto liderança não acaba neste ponto. Temos que levar nossas ideias e ouvir a população, sempre respeitando cada um, mesmo que pense diferente de nós”, salientou.
Para o Secretário Esportes do Paraná, Hélio Wirbiski, “eu vejo no semblante de cada um presente o orgulho de vocês em fazer parte do Cidadania23”, destacou.
O vereador do Cidadania de Paranavaí, Doutor Leônidas Fávero Neto (assumirá a cadeira de deputado estadual a partir de janeiro de 2025), “nós não temos que nos envergonhar dos nossos valores e sim defendê-los, assim como propôs o nosso presidente nacional”, defendeu.
A Presidente Estadual das M23, Eleangela Cervilha, afirmou que “não vamos trabalhar sozinha. Nós temos um grupo de mulheres muito importante e preparadas nessa gestão. Nós vamos aproveitar todo o conhecimento que temos em nosso partido para evoluirmos juntos”, ressaltou.
Por fim, o representante da juventude, Célio Finta Júnior, fez um apelo. “Quero pedir para vocês que chamem os jovens da sua cidade para participar da política do nosso partido”, reforçou.
Homenagem
Geraldo Hernandes Torres, 78, memória viva do Cidadania23 do Paraná foi o grande homenageado da noite. Geraldinho, como é carinhosamente conhecido, recebeu um placa por sua importante e rica história no PPS/Cidadania do Paraná. Ele que está no partido desde fevereiro de 1999, já esteve em todos os cantos do Paraná, levando consigo todo o conhecimento sobre o partido nas tradicionais caravanas partidárias.