CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 27 de Setembro de 2017.
16:34


Lei declara de utilidade pública o grupo de radiamadores de Campo Mourão

Foi publicada no Órgão Oficial do Município, a Lei Municipal n° 3858/2017, de autoria do Vereador e Advogado Sidnei Jardim, que Declara de Utilidade Pública o “GRAMO – Grupo de Radioamadores de Campo Mourão”. O Vereador relatou que a referida Lei tem o objetivo de promover a participação e envolvimento dos cidadãos de todas as faixas etárias no ramo da comunicação, eletrônica, física, radioastronomia e astronomia, envolvendo inclusive a comunidade escolar, estabelecendo uma relação de aprendizagem com as matérias da grade curricular.

Foi publicada no Órgão Oficial do Município, a Lei Municipal n° 3858/2017, de autoria do Vereador e Advogado Sidnei Jardim, que Declara de Utilidade Pública o “GRAMO – Grupo de Radioamadores de Campo Mourão”.

 

O Vereador relatou que a referida Lei tem o objetivo de promover a participação e envolvimento dos cidadãos de todas as faixas etárias no ramo da comunicação, eletrônica, física, radioastronomia e astronomia, envolvendo inclusive a comunidade escolar, estabelecendo uma relação de aprendizagem com as matérias da grade curricular.

 

O Clube de Radioamadores tem por objetivo a realização de Projetos Educativos e Socioculturais no ramo de Radioamadorismo, através de ações como o estímulo do desenvolvimento dos radioamadores; a promoção de intercâmbios técnico-científicos, social e cultural com entidades congéneres e a cooperação com os órgãos governamentais das telecomunicações.

 

“Com a declaração de Utilidade Pública a entidade poderá divulgar o radioamadorismo esportivo em Campo Mourão e toda a região, visando competições em concursos nacionais e internacionais. Além disso, a entidade poderá auxiliar o Grupo de Escoteiros do município, visto que atualmente ainda não existe uma estação de rádio apropriada para tal fim”, enfatizou Sidnei Jardim.

 

SOBRE O GRAMO

O GRAMO - Grupo de Radioamadores Mourãoense é uma associação sem fins lucrativos fundada em 10 de novembro de 2000. Sua principal atividade é a prática do radioamadorismo em todas as suas modalidades.

 

Em sua sede, o grupo irá receber visitantes, alunos de escolas e outros interessados da cidade e região para demonstração técnicas nas áreas da comunicação via rádio, via satélite e via reflexão lunar, tomar conhecimento de radioeletricidade, eletro-eletrônica, geografia, meteorologia, física, astronomia e outros. Também serão ministradas aulas para formação de novos radioamadores e apoio aos grupos escoteiros em suas competições via rádio.

 

O radioamador pertence à reserva do exercito e é um voluntario na sua comunidade, pois está ligado a RENER- Rede Nacional de Emergência e a REER-Rede Estadual de Emergência. O radioamador também participa de importantes concursos internacionais de rádio (rádio esportivo), que são competições de elevado nível, que colocam o nome do grupo, da cidade e do país em evidência no mundo todo.

 

O GRAMO possui uma divisão especializada em rádio esportivo, que se chama CMDXGroup-Campo Mourão DX Group. A entidade está idealizando também a criação do Museu do Rádio, que contará um pouco da história do rádio antigo e moderno, com o intuito de despertar nos jovens o interesse nas áreas de tecnologia, rádio-comunicação e suas variações.

 

Para obter a licença e se tornar um radioamador é necessário realizar comprovação de capacidade técnica junto a ANATEL-Agência Nacional de Telecomunicações, através de exames de radioeletricidade, legislação, ética operacional, eletrônica e Telegrafia (Código Morse). Nesse propósito, o GRAMO ofertará gratuitamente à população, as aulas preparatórias para a realização desses exames. Os interessado em obter maiores informações poder entrar em contato com a entidade pelos telefones (44) 3523-2228 ou (44) 999773279 (WhatsApp).