CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 19 de Outubro de 2016.
10:43


Miliossi, novo prefeito de Barbosa Ferraz, priorizará geração de empregos

Miliossi (PPS) disse que isso será possível atraindo novas empresas para se instalar no município. “Para isso vamos instalar um parque industrial e darei mais incentivos às micro e pequenas empresas”, falou. Na saúde, o novo prefeito disse que vai aproveitar a estrutura já existente para otimizar o atendimento à população.

Tribuna do Interior – Walter Pereira

Tribuna do Interior – Walter Pereira

Eleito prefeito de Barbosa Ferraz com 3.675 votos (82,62%), o ex-vereador Edenilson Milisossi (PPS) terá como uma de suas prioridades de governo a geração de emprego e renda no município. Segundo o novo prefeito, a ideia é voltar as atenções ao setor sem esquecer dos demais segmentos da administração pública. Ele afirmou ontem em entrevista à TRIBUNA que sua proposta de campanha foi gerar ao longo do seu mandato 500 novos empregos diretos, o que beneficiará cerca de 2 mil moradores do município.

Miliossi disse que isso será possível atraindo novas empresas para se instalar no município. “Para isso vamos instalar um parque industrial e darei mais incentivos às micro e pequenas empresas”, falou. Na saúde, o novo prefeito disse que vai aproveitar a estrutura já existente para otimizar o atendimento à população. Ele falou que há necessidades também na área rural, como melhorias das estradas e pontes além da diversificação agrícola.

O gestor comentou ainda que vai explorar também o status do município de capital de crochê para fomentar a atividade na cidade, gerando mais emprego e renda. “Vamos em parceria com os empresários do setor reativar a Expocrochê”, adiantou. Leia a entrevista completa abaixo.

Qual sua experiência na vida pública?

Antes mesmo de exercer um cargo político partidário, fui um dos fundadores do CDL de Barbosa Ferraz e neste exerci a presidência por dois mandatos. Fui vereador por duas legislaturas, assessor parlamentar por mais de quatro anos, de forma que me credencio a exercer com qualidade e responsabilidade o mandato de prefeito municipal de Barbosa Ferraz.

Quais as principais necessidades do município?

São muitas, conforme já disse, fizemos várias reuniões com a população e esta nos apontou um norte quanto as principais necessidades. Entre elas destaca-se a geração de emprego e renda. Na saúde já temos uma estrutura física e pessoal instalada, o que precisamos é otimizar esta estrutura de forma a atender todas as necessidades da população. Na área rural, vimos a necessidade de melhorias nas estradas, pontes e carreadores, como também a diversificação agrícola, e outras tantas necessidades as quais será um desafio a minha gestão.

Nos pequenos municípios uma das principais dificuldades dos prefeitos é a geração de renda e emprego. Tem algum projeto para driblar essa situação em Barbosa Ferraz?

Tenho sim. Minha proposta de campanha é gerar ao longo do meu mandato quinhentos novos empregos diretos, beneficiando quase duas mil pessoas, e farei isso atraindo empresas para instalar em Barbosa Ferraz. Para isto vamos instalar um parque industrial e darei mais incentivos para as micro e pequenas empresas, para tanto farei parceria com o Sebrae, entre outros.

Barbosa Ferraz é reconhecida como a capital do crochê no Paraná. O senhor tem algum projeto que contemple e fomente a atividade na cidade?

O crochê vem garantindo renda para muitas famílias e temos que valorizar esta atividade e todas as iniciativas deste setor. Só para se ter uma ideia estamos em contato com a Assembleia Legislativa do Estado onde está prestes a reconhecer por lei a nossa cidade como  a capital do crochê, também vamos em parceria com os empresários do setor reativar a Expocrochê.

Houve uma polêmica muito grande no município quando o atual prefeito tentou alterar, abusivamente, os valores do IPTU na cidade. A Câmara chegou a criar uma CPI para apurar o fato.  No seu governo como o assunto será tratado?

A polêmica foi séria e forte porque envolvia um aumento exagerado do IPTU via alteração da Unidade Fiscal, na época eu não era vereador, mas orientamos nossa bancada do PPS no sentido de votar contrário ao projeto, ainda assim, por sermos minoria, o projeto foi aprovado, mas em recurso ao Ministério Público que acionou o Poder Judiciário a Lei foi considerada inconstitucional. Pretendo resolver esta questão de maneira simples, ouvindo a população para estabelecermos um valor justo e condizente com a realidade municipal.

Qual a situação da máquina pública do município? Há pretensão de enxugá-la?

Não me parece que a máquina pública esteja inchada ou desproporcional a nossa realidade. No entanto se necessário, faremos ajustes para melhor adequá-la ao bom atendimento da população, isto será o objetivo que procuraremos alcançar durante os quatros anos de gestão.

O seu governo será participativo?

Ouvir a população sempre foi meu objetivo como homem público e como prefeito não vai ser diferente. O gestor que não estiver em sintonia com os anseios da população está fadado ao insucesso, irei promover novos encontros para traçarmos metas, valorizarei as audiências públicas, no site da prefeitura terá um canal de recebimento de sugestões ou críticas para que todos possam nos ajudar na administração.

Sua equipe de governo será técnica?

Nas áreas técnicas que exijam conhecimentos técnicos haverá um técnico nos ajudando, alguém que entenda do setor e suas necessidades, como exemplo posso citar a área de educação, de esporte, contábil e outras. Porém há área política, onde abre espaço para um bom profissional que tem bom trâmite nesta área, estou falando não de militantes ou partidários, mas de alguém que saiba comunicar com a população, com o meio político, por exemplo, na chefia de gabinete, na secretaria de administração e outras onde há necessidade de contatar com a área política estadual e federal, nas proposições de emendas parlamentares ou na liberação de verbas orçamentárias para nosso município. Enfim teremos uma equipe heterogenia quanto às especialidades, mas homogenia quanto à melhoria do nosso município.

O seu secretariado já está definido? Quando será anunciado?

Estamos ainda formando o nosso quadro de secretariado e demais cargos a serem ocupados por nossa equipe. Estou indo com calma e ouvindo a pessoas porque não fui eleito sozinho. Temos uma equipe qualificada que nos deu suporte durante a campanha e me dará durante meu governo que precisa ser ouvida. A decisão é minha, mas boas sugestões serão atendidas.  Tenho tempo ainda, portanto não está definida, espero poder anunciá-la alguns dias antes da posse.

Seu vice-prefeito será atuante? Ele ocupará alguma secretaria?

Sim o vice terá a missão de me ajudar na administração. Conforme já disse, não fui eleito sozinho, tivemos uma equipe de candidatos a vereadores que só me deu orgulho e um candidato a vice, meu particular amigo Roni Móveis que é uma pessoa simples, competente e de caráter a qual terei um imenso prazer de repartir com ele a incumbência de administrar Barbosa Ferraz. Ele é um empresário de sucesso, bem quisto em todas as áreas e é presidente do CDL, ainda assim, certamente, ele irá me ajudar.

Quando pretende colocar sua equipe de transição na prefeitura para levantar a situação do município?

Desde o resultado da eleição já iniciamos a transição, ainda que de forma tímida, mas estou juntamente com uma equipe de colaboradores buscando informações administrativas, sem contudo adentrar na área direta de administração, pois até o dia 31 de dezembro o atual prefeito é quem responde pelo município, porém à nível de equipe de transição estamos buscando dados e informações para que à partir da posse possamos dar continuidade, pois a área administrativa e de gestão não pode parar ou ser interrompida.

Em que situação espera receber o município?

O primeiro contato que tive com o atual prefeito foi bastante cordial. Na ocasião fui informado por ele que a prefeitura seria entregue em condições absolutamente administráveis. Assim espero.

Espera bons resultados das parcerias com o governo estadual e federal?

Neste aspecto temos uma situação extremamente favorável, pois, contamos com deputados estaduais e federais além de um Senador da República altamente comprometidos com Barbosa Ferraz. Neste momento em que o país vive ao mesmo tempo uma crise sem precedentes, mas também vive dias de grande esperança não tenho dúvidas que as portas, tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal estarão abertas para Barbosa Ferraz.

Como espera o relacionamento entre Executivo e Legislativo na sua gestão?

A nossa coligação elegeu quatro dos nove vereadores, no entanto, todos eles se elegeram no intuito de trabalhar por Barbosa Ferraz. Nós já fizemos contato com todos eles que assumiram um compromisso de trabalhar em favor da população. A Câmara é um poder independente e como tal tem que ser tratado e com a experiência que tenho de dois mandatos de vereador não tenho dúvidas que será uma relação altamente produtiva para o município.

Que mensagem deixa ao eleitor que confiou o voto no senhor?

Quero deixar ao eleitor que confiou em nossa proposta uma mensagem de otimismo. A vida nos impõe grandes desafios e cabe a nós ter a sensibilidade que um homem público precisa ter para enfrentar as adversidades impostas pelo cargo. Quando começamos esta caminhada, ainda na convenção partidária, nos propusemos a seguir o conselho do grande líder do PPS nacional Rubens Bueno que dizia: “entre na campanha de cabeça erguida e saia de cabeça erguida”, e assim nós fizemos. Durante a campanha conquistamos mais que votos, conquistamos amigos e parceiros que estarão conosco nos próximos quatro anos. Aproveito para agradecer à Deus pela proteção em todos momentos, aos meus familiares pelo apoio incondicional, aos membros da família barbosense pelo empenho na busca pelo voto e finalmente à população barbosense a quem eu darei nos próximos quatro anos o melhor de mim.