CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 14 de Novembro de 2016.
11:08
O MEC (Ministério da Educação) divulgou, nesta sexta-feira (11), pesquisa do Ibope que mostra que 72% dos brasileiros são favoráveis a uma reforma do ensino médio enquanto 24% se mostram contrários. Ainda segundo o levantamento, 85% concordaram com a ampliação do número de escolas em tempo integral.
Já em relação a ampliação da jornada do ensino médio para 1,4 mil horas, que garantiria o tempo integral, 56% foram favoráveis. Em relação sobre as escolas terem liberdade para organizar as áreas de conhecimento, competências e habilidades, 70% responderam positivamente.
Sobre a permissão para que os estudantes escolham as matérias que desejam cursar e possam optar pelo ensino técnico, 70% são favoráveis. O Ibope revelou que para 37% dos entrevistados consideram a educação brasileira como regular, 20% acham que ela é ruim e 34% péssima. Apenas 1% avaliou como ótimo e 8% como bom.
PEC dos Gastos
O Ibope também questionou os entrevistados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece o teto de gastos públicos. O levantamento mostrou que 59% responderam que aprovam a PEC, 35% desaprovaram, 4% não souberam responderam e 2% não responderam.
A maior parte dos entrevistados (61%) avalia que o descontrole das contas públicas contribui muito para a crise econômica atual no Brasil. Outros 20% avaliam que o descontrole contribui pouco; 15% acham que não contribui; 2% não sabem; e 1% não respondeu. (Com informações da Agência Brasil)