CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 28 de Março de 2022.
09:59
Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento Italiano, é a autora da obra "Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional”
CURITIBA, 24/03/2022 - O conceito tradicional de soberania, em que o Estado é considerado todo poderoso, vem sendo modificado pela globalização da economia. Na União Europeia, por exemplo, foi desenvolvida uma forma de flexibilizar essa soberania, a qual os Estados do bloco europeu aceitam delegar competências e respeitar decisões de instituições europeias. Assim, surge a necessidade da jurisdição supranacional, que tem como principal finalidade intermediar problemas entre pessoas físicas e jurídicas de diferentes nacionalidades.
Com o intuito de apresentar alguns modelos de integração adotados pela Europa Comunitária e também abordar panoramas polêmicos das relações do Mercosul, Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento Italiano, vai lançar o livro "Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional”, na próxima quarta-feira, dia 30 de março. "A obra é fruto da minha tese de mestrado sobre Sistema Jurídico Romanístico Unificado e Direito da Integração, na Università di Roma Tor Vergata, em Roma”, conta Renata Bueno.
O livro, lançado em parceria com a Editora Dialética, percorre a história do direito Romano, passando pelas várias experiências de efetivas jurisdições supranacionais, chegando à implantação de um órgão jurisdicional realmente capaz de suprir todas as necessidades das relações entre pessoas físicas de países distintos. “Um tema bastante atual e relevante para estudantes de direito e entusiastas da política Internacional”, aponta a autora.
O lançamento do livro "Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional" vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 30 de março, a partir das 19h, nas Livrarias Curitiba do ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê, Curitiba - PR).