CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 13 de Junho de 2016.
14:24
Deputada Renata Bueno em Criciúma
Mayara Cardoso
Portal Clicatribuna - Renan Medeiros
A deputada da Itália Renata Bueno palestra nesse sábado na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), às 8h, sobre o que mudou para solicitação da cidadania italiana depois que o Brasil implantou a Apostila da Convenção de Haia, tratado de 1961 que extingue a fase de validação e legalização em representações diplomáticas estrangeiras dos documentos necessários para tirar a dupla nacionalidade.
“Acumula muita burocracia, porque é preciso identificar toda a árvore genealógica, desde a pessoa que nasceu na Itália até o interessado em obter a cidadania”, relata a deputada. “Toda essa documentação, até agora, precisava ser legalizada. A partir de agosto, isso não precisará mais ser feito. Será preciso apenas reconhecer a firma em cartório credenciado. Esse documento poderá ser apresentado perante o Governo da Itália”, explica.
Nesta sexta, ela participou daqui a pouco da sessão solene em homenagem à Semana Municipal da República Italiana. Renata foi a primeira deputada brasileira eleita para o parlamento italiano. A sessão foi uma iniciativa do vereador Aroldo Frigo Júnior (PSDB). “Esta é uma região muito importante para a comunidade ítalo-brasileira, por concentrar muitos descendentes de italianos”, comentou Renata. Na quinta-feira, ela esteve em contato com o ministro de Relações Exteriores, José Serra, oportunidade em que discutiu a forma como o país está lidando com os novos procedimentos após o Pacto de Haia.
https://soundcloud.com/sommaiorfm