CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 19 de Janeiro de 2022.
11:42


Prefeitura de Guarapuava usa sistema inovador para atendimento de pacientes com covid

O prefeito de Guarapuava Celso Góes (Cidadania) lançou um desafio à equipe da Secretaria Municipal de Saúde já nos primeiros dias de 2022: como atender, orientar, além de fornecer receitas, atestados médicos e monitorar diariamente os casos ativos de coronavírus no município, num cenário onde a média móvel chegou a 800 novos casos diários e com diversos profissionais de saúde afastados por terem contraído o vírus?

O prefeito de Guarapuava Celso Góes (Cidadania) lançou um desafio à equipe da Secretaria Municipal de Saúde já nos primeiros dias de 2022: como atender, orientar, além de fornecer receitas, atestados médicos e monitorar diariamente os casos ativos de coronavírus no município, num cenário onde a média móvel chegou a 800 novos casos diários e com diversos profissionais de saúde afastados por terem contraído o vírus? 

“Sempre acreditei que a inovação deve facilitar a vida das pessoas, e começamos a buscar soluções para que nenhum cidadão fique sem assistência adequada. Implantamos um sistema de inteligência artificial, ligado ao site da prefeitura e ao aplicativo Fala Saúde, que permite um atendimento remoto rápido e eficiente, 24 horas por dia”, explica o prefeito Celso Góes. 

A inteligência artificial chamada Sara entrou em funcionamento há alguns dias, realizando uma triagem do nível de sintomas informados pacientes, que em cerca de 10 minutos começam a receber orientações via WhatsApp e podem realizar teleconsultas, quando necessário. O sistema também permite o agendamento dos testes de detecção da doença e emissão de atestados médicos. 

“No início da pandemia, em março de 2020, fomos a segunda cidade da América Latina a implantar o call center, com uma equipe de profissionais de saúde realizando o atendimento remoto à população. Neste momento, entretanto, com o aumento expressivo de casos ativos, enfrentamos dificuldades porque as linhas ficavam constantemente congestionadas, o que obrigava as pessoas a buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência, causando gargalos em toda a nossa rede de atenção básica”, destaca o prefeito, que à época do início da pandemia era o secretário de saúde do município. 

Acesse www.guarapuava.gov.br e conheça a Sara, assistente virtual de saúde.