CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 31 de Janeiro de 2018.
20:16
A deputada ítalo-brasileira Renata Bueno, primeira mulher brasileira deputada na Itália, lançou nesta terça-feira, 30, em Curitiba, a sua candidatura à reeleição ao Parlamento Italiano. Renata que está no seu primeiro mandato busca à reeleição pelo Movimento Passione Itália, que pertente a Civica Popolare.
O Movimento Passione Itália é o primeiro movimento italiano criado no Brasil e tem como objetivo unir as novas energias presentes nas coletividades italianas no exterior, reservando um espaço fundamental aos jovens, às mulheres e todos aqueles que visam um novo estilo de representatividade.
Segundo Renata Bueno, os cinco primeiros anos foram positivos e espera continuar o seu trabalho em prol da comunidade italiana na América do Sul.
“Este meu primeiro mandato foi de muito trabalho. Conseguimos implantar o botão do pânico, o aumento do combate ao bullyng virtual, o aumento dos investimentos nos serviços consulares, a importação da Lei Rouanet, o acordo de reciprocidade entre Brasil e Itália referente a carteira de motoristas e diversas outras ações importantes entre o parlamento italiano e brasileiro. Espero poder continuar este trabalho tão importante para toda nossa comunidade italiana na América do Sul”, afirmou Renata.
Presente no evento, o deputado federal e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, Rubens Bueno destacou a importância do trabalho da deputada Renata Bueno no parlamento italiano.
“As relações entre a Itália e a América do Sul são antigas e de extrema importância. Com a presença da deputada Renata Bueno no Parlamento Italiano esta relação foi aprimorada e desta forma beneficiou toda esta importante comunidade. Conquistas como o reconhecimento recíproco da Carteira de Habilitação (CNH) entre Brasil e Itália e o aumento do investimento nos serviços consulares, são alguns dos exemplos desta importante parceria que deve ser mantida com a reeleição da deputada Renata Bueno”, afirmou Rubens.
Na Itália, as eleições serão dia 04 de março. Mas o voto no exterior acontece um pouco antes, pois é feita pelos correios. Por volta do dia 15 de fevereiro, os eleitores receberão um envelope em casa e deverão mandar de volta, com seu voto, para o Consulado em que está inscrito (postagem já paga pelo governo italiano).
Estiveram presentes no evento a vice-governadora Cida Borguetti, o secretário do Esporte e Turismo do Paraná, deputado estadual Douglas Fabrício, o prefeito de Guarapuava, César Silvestre Filho, o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, os candidatos ao senado Fernando Mauro Di Marzo Trezza e Helena Neta Montanarini e as candidatas a deputada Simone Sehnem, Silvia Alciati e Elaine Starling de Araujo.