CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 25 de Outubro de 2016.
16:58


Rubens Bueno vai representar o PPS na comissão da reforma política

Robson Gonçalves

Líder do PPS defende uma reforma ampla que não termine em uma colcha de retalhos

Portal PPS

Foi instalada nesta terça-feira (25) a comissão especial da Câmara criada para discutir a reforma política. O PPS será representado no colegiado pelo líder da bancada, deputado federal Rubens Bueno (PR), que ocupa uma vaga de titular. A comissão conta com 35 membros titulares e mesmo número de suplentes que vão se debruçar sobre temas polêmicos como a cláusula de barreira para partidos políticos, fim das coligações proporcionais, financiamento de campanha, voto em lista partidária, entre outros temas.

Também nesta terça-feira foi eleito do presidente da comissão, deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), e escolhido o relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP). Ainda foram eleitos os deputados Sandro Alex (PSD-PR), Marcus Pestana (PSDB-MG) e Lázaro Botelho (PP-TO) para ocupar, respectivamente, os cargos de 1º, 2º e 3º vice-presidente.

Para Rubens Bueno, uma nova reforma política não pode ser focada em assuntos específicos, como, por exemplo, a volta do financiamento de campanha por empresas. Na avaliação dele, o que o país precisa é de uma ampla reforma que inclua o sistema político e eleitoral como um todo.

“Se ficarmos remendando aqui e acolá corremos o risco de deixar nosso sistema ainda mais falho. Na última reforma acabamos com o financiamento privado com o objetivo de adotar o sistema de financiamento público de campanhas. No final das contas, derrubaram o financiamento de empresas e rejeitaram o financiamento público, que o PPS defendia. A situação se refletiu nas campanhas municipais, mas não creio que a volta da doação de empresas resolve isso. Trata-se de uma questão que precisa ser debatida dentro do bojo de uma reforma ampla que não termine em uma colcha de retalhos”, defendeu Rubens Bueno.