CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná

Curitiba, 30 de Maio de 2016.
14:29


Tribuna do Norte: Pré-candidatos a prefeito iniciam largada para eleições

Autor: Edison Costa

Faltando 125 dias para as eleições de 2 de outubro, começam a se desenhar o quadro daqueles que deverão ser candidatos a prefeito nos municípios da região. Na verdade, muitos se declaram pré-candidatos, porém até o período das convenções partidárias, que vai de 20 de agosto a 5 de setembro, pode haver desistências ou o surgimento de novos pré-concorrentes.

Nos maiores colégios eleitorais da região – Apucarana, Arapongas e Ivaiporã – o quadro de pré-candidatos a prefeito está mais ou menos mapeado. No entanto, as negociações partidárias ainda continuam nos três municípios.

Em Apucarana, consideram-se como pré-candidatos o atual prefeito Beto Preto (PSD), que deve buscar seu segundo mandato consecutivo; o empresário e ex-vereador Sérgio do Cristma (PSDB); o professor Willian Caetano (PPS) e o também professor e servidor público Alex Júlio Barbosa (PSOL).

O prefeito Beto Preto diz que, embora tenha direito à reeleição e seja concorrente natural do seu grupo político, ainda não se manifestou publicamente como pré-candidato. “Temos um grupo de 23 partidos e, no momento certo, vamos colocar nosso nome à disposição desse grupo. Por enquanto estamos focados apenas na administração municipal”, diz.

O prefeito salienta que sempre fez obras fora de ano eleitoral, ao contrário de outras gestões que faziam isso cinco ou quatro meses antes de eleições. “Passamos os quatro anos de mandato fazendo obras e vamos continuar até o encerramento do mandato”, diz Beto Preto, para quem “o que interessa no momento não é a reeleição, mas os interesses do povo de Apucarana”.

Sérgio do Cristma confirma sua pré-candidatura e se considera com grande potencial para chegar lá. “Vejo minha candidatura como uma oportunidade de discutir a cidade, avaliar a atual administração e apresentar novas propostas em favor de Apucarana”, diz Sérgio do Cristma, que faz parte do grupo de oposição à atual gestão municipal.

O professor Willian Caetano também garante que sua pré-candidatura a prefeito está de pé e que está negociando com outros partidos para formar uma legenda forte não só na majoritária como na proporcional. Ele se considera como um candidato independente e representando o novo. “Os que estão aí são todos velhos”, diz ele, justificando por que não aceitou participar do grupo da oposição. “Não poderia ser novo com cheiro de velho”, diz.

Outro pré-candidato a prefeito é Alex Júlio Barbosa, do PSOL. “Até segunda ordem, sou candidato a prefeito”, afirma Alex, segundo quem o PSOL não vai coligar com nenhum partido em Apucarana. Segundo ele, a orientação da executiva estadual é para coligar como o PCB e o PSTU, porém nenhum dos dois existe em Apucarana.

 

Cinco irão para disputa em Ivaiporã

Ivaiporã já tem pelo menos cinco pré-candidatos à Prefeitura. A oficialização das candidaturas só deve ocorrer durante as convenções partidárias e até lá o quadro pode mudar. Além disso, o PMDB, que quer lançar candidato próprio, ainda está com o comando do diretório indefinido por causa de um pedido de intervenção feito pela executiva estadual.

A pré-candidata indicada pelo PMDB, ainda sob o comando de Pedro Papin, é a filha dele, Cristiane Papin, que foi secretária de finanças na gestão 2001-2004 e diretora da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã A pré-candidata tem o apoio das legendas DEM e Solidariedade.

O pré-candidato da situação e que tem o apoio do atual prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB) é o empresário Miguel Roberto do Amaral. Ele já foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACISI), do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Codesi) e da Associação Amigos da UEM. Já tem assegurado o apoio do PHS, PP, PV, PSB, PSC e PTB.

O pré-candidato do PPS é Celestino Alves de Sousa Júnior que trabalha na administração da subestação da Eletrobrás Furnas em Ivaiporã. Foi vereador na gestão 2001-2004 e secretário municipal de saúde. O pré-candidato também conta com o apoio do PDT.

O advogado Carlos Humberto Fernandes Silva, que vem de família tradicional na política de Ivaiporã, é filho do falecido ex-prefeito Manoel Fernandes Silva e genro do ex-prefeito Flavio Pereira Teixeira. Carlos Humberto é pré-candidato do Partido da República (PR), e tem o apoio do PSD.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tem como pré-candidata a vereadora Nadir Maciel. Empresária e agricultora, Nadir entrou na política na gestão 2009/2012, quando foi secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. Ela também foi por duas vezes presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios.

 

Grupos se movimentam em Arapongas

Em Arapongas, são pré-candidatos a prefeito, pelo menos por enquanto, o atual padre Antônio José Beffa (PHS), o ex-prefeito José Aparecido Bisca (PSDB) e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Padre Beffa prefere não comentar muito sobre reeleição. No entanto, seu grupo político já está trabalhando forte em torno do seu nome. Em 2012 padre Beffa se elegeu tendo o apoio de apenas dois partidos, o PHS e o PV. Desta vez, mais siglas estão aderindo em torno de sua candidatura.

O ex-prefeito José Bisca ainda tem pendência junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que o tornaria inelegível. No entanto, ele assinala que o que existe é apenas um problema de ordem administrativa e que sua assessoria jurídica está trabalhando para resolver esta questão. “Não é uma ação que fere minha idoneidade e, por enquanto, sou pré-candidato a prefeito”, diz Bisca, acreditando que até início de agosto tudo estará esclarecido.

O ex-vereador Sérgio Onofre diz que vai disputar a eleição de prefeito e que isto já está consolidado. “Temos um grupo formado por sete partidos e uma chapa com 84 pré-candidatos a vereador. Mas nosso grupo ainda não está fechado, ele está aberto para novas adesões”, afirma Sérgio Onofre. (E.C.)