CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 24 de Novembro de 2016.
16:09
Assessoria
Expectativa é que governo do Estado apresente posicionamento sobre a obra em reunião nesta sexta-feira de manhã, no auditório da Acil
O governo do Estado deve apresentar nesta sexta-feira (dia 25) um posicionamento sobre a construção do Contorno Norte, ramal rodoviário que abre nova área de expansão econômica e fortalece a logística da Região Metropolitana de Londrina para atração de indústrias e outros empreendimentos. O secretário de Infraestrutura e Logística, José (Pepe) Richa Filho, e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-Paraná), Nelson Leal Junior, participam de reunião às 9 horas, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
Para o deputado estadual Tercilio Turini (PPS), é uma boa oportunidade para as lideranças empresariais, políticas e de outros segmentos demonstrarem o quanto a obra é importante para o desenvolvimento regional. “O Contorno Norte traz benefícios para diversos municípios, porque cria infraestrutura de transporte para instalação de empresas no seu perímetro de abrangência. Além disso, vai retirar o tráfego de veículos pesados da área urbana, especialmente da Avenida Brasília (BR 369), um dos locais onde mais acontecem acidentes em Londrina”, enfatiza Tercilio.
A reunião de hoje foi marcada após um grupo de empresários, prefeitos e deputados estaduais ter ido a Curitiba no início de novembro, para saber do governo se há projeto para execução da obra. “O Contorno Norte estava inicialmente sob encargo da concessionária Econorte, como uma das contrapartidas para exploração do pedágio nas rodovias do lote 1 do Anel de Integração. Mas foram feitos diversos aditivos contratuais e o início da obra ficou para 2021, último ano da concessão. Esperamos que no encontro desta sexta-feira seja apresentada uma nova posição”, afirma o deputado.
Recentemente, a Associação das Empresas do Polo Industrial de Cambé (AEPIC) lançou movimento pela construção imediata do Contorno Norte e recebeu apoio de diversas entidades empresariais, prefeitos e vereadores de Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Alvorada do Sul, Tamarana e outros municípios da região.