CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 24 de Abril de 2017.
09:33
O presidente do PPS, Davi Zaia, divulgou a resolução com as “normas gerais” (veja aqui) do 19º Congresso Nacional do partido, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro deste ano em local ainda a ser definido. As regras foram aprovadas em março na reunião do Diretório Nacional.
O processo será precedido de etapas estaduais e municipais. De acordo com as regras estabelecidas, os congressos municipais e zonais serão realizados entre os dias 1º de junho e 30 de setembro. Já os estaduais iniciam em 1º de outubro e se encerram em 30 de novembro.
“É importante ressaltar que cada Diretório Estadual ficará responsável pela definição das regras gerais dos congressos em sua área de abrangência, mas sempre preservando o que determina as normas gerais estabelecidas na Resolução Orgânica 001/2017”, explicou o secretário-geral do PPS, Wober Júnior.
Segundo ele, as normas precisam ser devidamente aprovadas pela direção estadual em ata para não haver dúvida sobre as decisões das etapas do Congresso Nacional.
A resolução estabelece ainda como serão definidos os participantes nas instâncias municipais, estaduais e nacional do congresso, assim como o número de delegados (veja aqui) e o direito a “voz e voto” em cada etapa.
O presidente do PPS alerta para a necessidade de as instâncias organizarem com antecedência seminários, encontros e fóruns sobre os temas do documento que balizará os debates e que será divulgado em breve.
“A pauta mínima do congresso prevê discussões do documento congressual, do novo estatuto e regimento partidário, a análise de moções e indicações e a eleição dos novos membros do Diretório Nacional”, disse Zaia.