CIDADANIA 23
Diretório Estadual do Paraná
Curitiba, 24 de Abril de 2017.
15:43
Robson Gonçalves
Portal PPS
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (25), às 14 horas, no plenário 5, audiência pública com a advogada Tamara Suju, diretora do Centro de Estudos e Análise para a América Latina (Instituto Casla), que apresentou perante o Tribunal Penal Internacional uma denúncia sobre a prática sistemática de tortura cometida pelo governo da Venezuela nos últimos 15 anos. O debate é uma iniciativa do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), que nos últimos anos vem denunciando a violação dos direitos humanos perpetrados pelos regimes do ex-presidente Hugo Chávez e do atual Nicolás Maduro.
Neste mês de abril de 2017, durante encontro realizado na cidade de Miami, nos Estados Unidos, Tamara Suju apresentou estudo para denunciar 600 casos de tortura perpetrados pelos governos de Chávez e Maduro. O evento reuniu, dentre outros, representantes do Instituto Interamericano para a Democracia – organização dedicada a promover e defender as liberdades democráticas e instituições da América Latina.
“As vítimas dessas práticas de tortura são, na maioria, venezuelanos que protestam contra o governo. O castigo imputado é uma forma de punição cautelar, uma tentativa de intimidar a população e tentar calar vozes opostas ao regime, o que remete à nossa discussão sobre a crise política e a tragédia humanitária que transcorre na Venezuela. Precisamos ficar a par desses terríveis episódios de violação de direitos humanos por parte do governo de um país vizinho, com o qual dividimos uma ampla fronteira (2.199 quilômetros) e mantemos relações diplomáticas desde o século 19”, destaca o deputado Rubens Bueno.