Voltar

Artigos

O modelo democrático e a participação popular como condição de existência

Curitiba, 09 de Agosto de 2012.
10:00

Roberto Cavalheiro - Advogado.

Nosso atual modelo democrático permite a participação popular na escolha de nossos dirigentes por meio do sufrágio universal, ou seja, por meio do voto, direto, secreto e universal. Porém, a participação da população não ocorre somente no momento do voto, acontece em todos os momentos da vida em sociedade, esta é uma condição de existência da democracia e concretização do Estado enquanto detentor do poder de decisão.  

Neste caminho nos deparamos todo dia com o embate de forças, com a argumentação, utilizada como mecanismo de convencimento. Esta ferramenta se mostra em forma de diálogo que leva automaticamente a defesa de idéias, fatos, pessoas e opiniões.  

Assim, o modelo democrático instituído recebe melhoramentos diuturnamente, seja pelo embate ideológico, seja pelo diálogo que busca a equalização do pensamento, sem que se tenham vencedores e vencidos, salvo, pelas vicitudes da natureza humana que não aceita a “pecha” de perdedor, pensando dessa forma, sempre haverá vencedor e vencido. 

No entanto, quem vence no debate democrático senão a DEMOCRACIA! Recebedora neste momento e espaço da grande contribuição. Como levantar o troféu da vitória se o intento é melhorar a sociedade como um todo. E outra vez caímos na participação ou no argumento utilizado de que a população não participa. Mas como não participa? 

Aqui e já contrariando o pensamento comum, enraizado em nosso senso por intermináveis argumentos ao longo da vida, de que não podemos participar, de que não devemos se intrometer, firmo, participamos sim! 

Participamos de diversas maneiras o dia todo e a todo momento, sendo partidários, associados, integrantes de determinada classe, alunos, professores, médicos, advogados, engenheiros, pedreiros, construtores, arquitetos, comerciantes e em tantas outras atividades que existem em nossa sociedade. 

Por esta razão, a participação Democrática é uma condição de existência da Democracia enquanto instituição e ferramenta para melhoria do sistema vigente, afinal, mesmo que não aceitemos a condição de partidários participamos de um modo ou outro isso é fato! 

Por fim, de que maneira poderíamos tratar da participação democrática com maior atenção? Acredito e defendo que a reforma política seja o caminho mais rápido, uma reforma que venha permitir a maior integração entre representantes e representados, até porque, segundo Robert Dahl (1991), foi a invenção da representação que permitiu a vigência da democracia nas sociedades contemporâneas, […] 

E é para que tenhamos representantes capazes de atender aos interesses da sociedade, e não apenas interesses particulares, que buscamos a participação, e mais, para que a Democracia seja enfim reconhecida por seu significa – GOVERNO DO POVO.



Voltar

Indique para um amigo
Versão para impressão

Indique para um amigo

Artigos
O modelo democrático e a participação popular como condição de existência

Roberto Cavalheiro - Advogado. Nosso atual modelo democrático permite a participação popular na escolha de nossos dirigentes por meio do sufrágio universal, ou seja, por meio do voto, direto, secreto e universal. Porém, a participaç&...

www.falaparana.com.br
Calendário de Atividades
Carregando...

Vídeos PPS

Rubens Bueno cobra votação de propostas

Congresso Extraordinário do Cidadania23 - Novo Programa e Estatuto

Conheça a Jornada da Cidadania

VEJA TODOS OS VÍDEOS

Flickr

Fale Conosco