Curitiba, 05 de Janeiro de 2025.
17:51
Nota de repúdio
O Cidadania 23, Partido que estimula a participação das mulheres na política e que defende o respeito e a ética no trato com nossas mulheres, vem a público manifestar sua indignação e repúdio em relação a discurso misógino e machista em forma de violência política. O Paritido entende ser este um ato de grande retrocesso.
Em 2 de janeiro de 2025, foi publicado, em um determinado blog social, um texto a respeito das vestimentas utilizadas na posse das atuais vereadoras da Cidade de Curitiba.
“Num dia que vimos mulheres felizes e realizadas com suas conquistas, e que se apresentaram vestidas com carinho e cuidado proporcional ao seu entusiasmo de ali estar, é um absurdo que alguém destile tamanha maldade. É um insulto de teor misógino, achincalhando não só as candidatas, mas todas as mulheres que elas representam. Elas estavam incrivelmente maravilhosas, e merecem nossos aplausos", declara Mirella Ferraz - Presidente Municipal do Cidadania em Curitiba.
O discurso machista utilizado tende a reduzir mulheres em suas posições, atrelar seu papel de subserviência e nega seu espaço de direito em todas as esferas.
Atitudes como essa reiteram que precisamos agir coletivamente no enfrentamento à violência de gênero em nossa comunidade.
Nos solidarizamos com as vereadoras citadas e reforçamos nosso respeito e admiração por suas conquistas.
FOTO: Arquivo CMC