Curitiba, 16 de Março de 2021.
11:42
Foto: Pedro Ribas/SMCS
O Cidadania23 do Paraná lamenta o falecimento, nesta terça-feira, 16, aos 88 anos, do ex-ministro e ex-deputado federal Euclides Scalco, e presta solidariedade a família e amigos do grande homem público que empenhou sua vida pública para a melhoria da vida dos paranaenses e brasileiros.
Scalco estava internado em Curitiba e faleceu em razão de complicações relacionadas a um acidente vascular cerebral (AVC). Na última semana, testou positivo para a Covid-19.
Homem com grande visão desenvolvimentista e democrática, Scalco deixa a lição de que a boa atuação política é fundamental para a conquista de melhor qualidade de vida para a população e fortalecimento do setor produtivo, proporcionando a geração de novos empregos e renda.
Foi um dos fundadores, em 1966, da seção paranaense do partido oposicionista à ditadura militar, Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Também esteve na linha de frente da campanha das Diretas Já, no início de 1984. Como deputado constituinte, defendeu a reforma agrária e o parlamentarismo. Votou contra a pena de morte, a estatização do sistema financeiro e ao mandato de cinco anos para José Sarney.
Em junho de 1988, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, Franco Montoro, José Serra, Pimenta da Veiga, José Richa, entre outro, ajudou a fundar o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
A trajetória de luta e esperança por um futuro melhor protagonizada por Scalco nos deixa a certeza de que a perseverança e o diálogo foram atributos fundamentais na vida desse exemplar homem público, que deixa saudades, mas também muitos ensinamentos.
O Cidadania23 do Paraná presta sua homenagem a esse grande lutador e se solidariza com sua esposa Terezinha, filhos e netos por esta perda irreparável.
Curitiba, 16 de março de 2021
Douglas Fabrício
Secretário Geral
Rubens Bueno
Presidente Estadual