Curitiba, 25 de Abril de 2017.
11:18
A Coordenação de Mulheres é órgão de cooperação do Partido Popular Socialista - PPS, nos termos dos artigos 16 e 26 do Estatuto do PPS.
Cathy Quintas
O fim de semana prolongado foi de muito trabalho para a Coordenação Estadual de Mulheres do PPS do Paraná (CM PPS/PR).
Na quinta à noite, véspera do feriado, ocorreu a reunião preparatória presencial entre as Coordenadoras, Simone Giroto e Cathy Quintas.
A reunião de sexta feira, feriado de Tiradentes, aconteceu em Assaí, município administrado por Prefeito e Vice-Prefeita do PPS, e que é exemplo quando o assunto é participação feminina na vida política.
Além da Vice-Prefeita Inês Koguissi e da Vereadora Michelle Matiê, estavam presentes a Presidente do Diretório Municipal em Assaí, Janete de Oliveira Santos, além das filiadas militantes Laíde Mendonça e Josiane Cheffer. Participaram também o Prefeito Acácio Secci e a primeira-dama Inês Secci. Momento importante para troca de informações e experiências sobre a situação política na região, além de construção das estratégias para a expansão da presença de mulheres no partido.
No início da noite ainda houve espaço para um encontro entre a Coordenadoras Estaduais e a Coordenadora de Mulheres da regional Londrina, Rosângela Campiolo, reunião que foi retomada no dia seguinte, com a presença de militantes políticas de Santa Catarina e da região.
Estavam na pauta a análise de temas do cenário político nacional e local, a discussão sobre os desafios para ampliação da presença feminina na política partidária e as estratégias para a superação desta situação. A implementação de ações concretas para o fortalecimento da atuação das mulheres nas arenas de decisão, especialmente das parlamentares do PPS eleitas em 2016, também foi tema das conversas entre as Coordenadoras. Questões como as dificuldades impostas à atuação da CM, principalmente aquelas relacionadas à falta de apoio político em algumas regiões do Estado e às limitações orçamentárias ,também estiveram na ordem do dia nas reuniões.
Na reunião de trabalho realizada no domingo pela manhã, as duas Coordenadoras Estaduais fizeram uma avaliação sobre o primeiro ano à frente da CM., em especial do primeiro quadrimestre de 2017, e redigiram o plano de ação para o segundo quadrimestre, que já havia sido elaborado e discutido via skype.
O plano 2017/2018 tem foco nas ações que visam promover a participação de mais mulheres nas arenas de discussão dos grandes temas da atualidade, nas instâncias partidárias e da sociedade civil organizada. Estão previstas atividades de formação política continuada, além de encontros políticos e outras ações que pretendem dar visibilidade às atitudes de combate à discriminação e dos projetos de inclusão das perspectivas femininas nas esferas de decisão política.
A Coordenação de Mulheres é órgão de cooperação do Partido Popular Socialista - PPS, nos termos dos artigos 16 e 26 do Estatuto do PPS.
Fotos:
- Coordenadora regional Rosangela Campiolo e Mabel de Londrina, Telma da executiva do PPS de Florianópolis Simone e Cathy coordenação Estadual...
- Inês Koguissi Michelle vereadora, Janete presidente do diretório, filiadas Laide e Josiane prefeito Acácio e primeira dama Inês Secci