Curitiba, 21 de Fevereiro de 2019.
14:31

Deputados homenageiam imigrantes italianos em sessão solene da Câmara

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Sessão lembrou o Dia Nacional da Imigração Italiana, comemorado hoje, 21 de fevereiro

Os quase 30 milhões de descendentes italianos que residem no Brasil foram homenageadas nesta quinta-feira (21) em sessão solene da Câmara dos Deputados que comemorou os 145 anos da imigração italiana para o País. Os laços de amizade, a história dos dois países e a cooperação nas áreas econômica e cultural foram lembrados em discursos de deputados, autoridades e convidados.

O deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), autor do pedido de sessão solene, destacou a importância dos imigrantes italianos para o desenvolvimento do Brasil e frisou que essa parceria entre os dois países continua forte.

“O vaivém migratório fez os povos dos dois países cada vez mais íntimos um do outro, apesar de toda a distância física. Além da proximidade cultural, Brasil e Itália também mantêm laços comerciais e financeiros cada vez mais estreitos. Cerca de mil empresas italianas estão instaladas no Brasil, empregando 150 mil trabalhadores”, disse o deputado, que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália.

Rubens Bueno lembrou ainda de seus avós que vieram da Itália para construir uma nova vida no Brasil e acabaram se fixando na cidade de Sertanópolis, no Norte do Paraná. “Sou filho do Acordo de Taubaté que propiciou o desenvolvimento da cultura do café em nosso estado”.

O deputado também agradeceu a participação no evento do jornalista e comentarista político da GloboNews e da TV Globo, Gerson Camarotti, que é descente de italianos e compôs a mesa da sessão.

Mensagem

Em mensagem enviada aos imigrantes e lida por Bueno, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reverenciou a memória dos milhões de italianos que deixaram o seu país para iniciar uma nova vida em território brasileiro.

“O valiosíssimo legado cultural, histórico e econômico do fluxo migratório italiano para nosso País repercute até hoje, com muita intensidade, em todos os setores da vida nacional: nas artes, na música, na arquitetura, na literatura, na gastronomia, na indústria, no agronegócio”, disse.

Maia afirmou ainda que essa parceria continua em expansão e a Câmara, por meio de seus parlamentares, e em especial do Grupo Brasil-Itália, vem incentivando a colaboração entre os dois países. “É enorme o potencial existente numa parceria estratégica com a Itália, nosso Parlamento deve estar atento para inovar e para aproveitar adequadamente as oportunidades já criadas para o estabelecimento das relações político-diplomáticas ítalo-brasileiras. Vocação e motivação para tanto não nos falta. Se formos medir o tamanho da bancada de ‘oriundi’ entre nós, ela certamente será uma das maiores desta Casa”, destacou.

Memória

Já o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, fez uma homenagem ao ex-senador Gerson Camata, que faleceu tragicamente há poucas semanas. Ele foi o autor da lei que instituiu o dia 21 de fevereiro como o Dia Nacional do Imigrante Italiano.

“Com esta comemoração, damos corpo e voz à memória que está nas raízes de nossa herança histórica comum. Milhões de italianos vieram para cá em busca de um futuro, e dedicaram todos os seus esforços para construir o futuro deste grande país que é o Brasil. Se eu tivesse que expressar esse conceito com apenas uma palavra, diria que esta memória representa as próprias raízes da nossa identidade”, afirmou.

O embaixador disse ainda que existe um patrimônio visível e tangível, gerado pelo trabalho dos imigrantes italianos. “Homens e mulheres, que, sem poupar-se, com determinação e dignidade, proporcionaram sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, dos setores da agricultura e alimentício, dos transportes, das construções, com investimentos das grandes empresas italianos que acreditaram e continuam acreditando firmemente nesta país. Esta colaboração global – política, econômica, cultural e social- é um capital que se renova ao longo do tempo”, ressaltou.

Parcerias

Deputada na Itália entre 2013 e 2018, a ítalo-brasileira Renata Bueno afirmou que a sessão solene reforçava a importância da história de brasileiros e italianos nestes 145 anos desde o início da imigração. Ela também falou que, como deputada na Itália representando o Brasil, pode ajudar a estreitar ainda mais os laços e as parcerias entre os dois países.

“Eu fui parlamentar durante cinco anos na Itália, a primeira a nascer no Brasil e ter essa representação, e pude trazer, tanto ao Brasil quanto a Itália, tudo isso que nos une. Cooperação de todos os tipos. Queria ressaltar a importância de mantermos ativa essa história, que conta a história de nossas vidas. E essa responsabilidade se dá aos parlamentos dos dois países e a esse grupo aqui presente que tem tantas iniciativas para manter viva a nossa história”, disse Renata Bueno.

Descendentes

A deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) também destacou a importância da sessão e lembrou um pouco de sua história como descendente de italianos.

“Como filha e neta de italianos tenho uma história um pouco diferente da história do café (da família de Rubens Bueno). A minha é a história da uva e foi para o Rio Grande do Sul que meus avós rumaram. Meus pais lá nasceram e eu acabei nascendo em Lages, Santa Catarina, exatamente devido a produção do vinho. Se produzia no Rio Grande e se comercializa na cidade de Lages. Quero parabenizar todos os homens e mulheres que vieram, com muita dificuldade, para o nosso Brasil e aqui desbravaram áreas de terras hostis, mas produziram, geraram seus filhos e netos, nos educaram, e nos permitem lembrar de onde viemos e onde estamos”, disse a deputada.

Já a deputada federal Paula Belmonte (PPS-DF), também descendente de italianos, se disse “abraçada” pela sessão que aconteceu na Câmara. “Quero poder contribuir para que os imigrantes e também os descentes desses imigrantes possam ser contemplados e abraçados aqui no Brasil”, disse a parlamentar que, como integrante do Grupo Parlamentar Brasil-Itália, também irá atuar no apoio aos brasileiros que moram na Itália e aos descendentes que residem no Brasil e buscam alcançar a cidadania italiana.

História

O dia 21 de fevereiro foi designado Dia Nacional da Imigração Italiana porque, há exatos 145 anos, aportou em Vitória, Espírito Santo, o navio a vela La Sofia, trazendo mais de 380 italianos para trabalhar numa fazenda da província. O fato é considerado por muitos o marco inicial da imigração italiana para o Brasil.

Naquela época, o Brasil estava importando mão de obra. De 1870 a 1920, vieram para o país 1 milhão e 400 mil imigrantes italianos. Muitos foram trabalhar nas fazendas de café; outros foram viver em núcleos de povoamento, principalmente na região Sul; e outros ainda foram para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde se empregaram na indústria nascente e no comércio.

Desde meados do século passado, o fluxo se inverteu: a Itália passou a atrair imigrantes, inclusive do Brasil. Mais de 70 mil brasileiros vivem no país europeu.



Voltar

Indique para um amigo
Versão para impressão

Indique para um amigo

Deputados homenageiam imigrantes italianos em sessão solene da Câmara


www.falaparana.com.br
Calendário de Atividades
Carregando...

Vídeos PPS

Rubens Bueno cobra votação de propostas

Congresso Extraordinário do Cidadania23 - Novo Programa e Estatuto

Conheça a Jornada da Cidadania

VEJA TODOS OS VÍDEOS

Flickr

R. Dr. Manoel Pedro, 683
Curitiba / PR
CEP: 80035-030
Cabral

Fone: (41) 3259-3223
Fax:


Xem thêm bài viết:

Phòng khám đa khoa Hà Nội

Khám giang mai ở đâu Hà Nội

Phòng khám đa khoa Thái Hà

Phòng khám nam khoa hà nội

Khám xuất tinh sớm ở đâu

Yếu sinh lý ở đâu tốt nhất tại Hà Nội

Chi phí cắt bao quy đầu

Cắt bao quy đầu ở đâu

Chi phí chữa sùi mào gà

Khám bệnh sùi mào gà ở đâu

Chữa bệnh lậu ở đâu

Phòng khám phụ khoa ở hà nội

Địa chỉ phá thai an toàn ở Hà Nội

Chi phí phá thai

Cách phá thai an toàn

Chữa bệnh trĩ ở đâu

Chi phí chữa bệnh trĩ mất bao nhiêu tiền

Chữa hôi nách ở hà nội

4 cách trị hôi nách một lần khỏi cả đời

Xem thêm bài viết:

Phòng khám đa khoa Hà Nội

Khám giang mai ở đâu Hà Nội

Phòng khám đa khoa Thái Hà

Phòng khám nam khoa hà nội

Khám xuất tinh sớm ở đâu

Yếu sinh lý ở đâu tốt nhất tại Hà Nội

Chi phí cắt bao quy đầu

Cắt bao quy đầu ở đâu

Chi phí chữa sùi mào gà

Khám bệnh sùi mào gà ở đâu

Chữa bệnh lậu ở đâu

Phòng khám phụ khoa ở hà nội

Địa chỉ phá thai an toàn ở Hà Nội

Chi phí phá thai

Cách phá thai an toàn

Chữa bệnh trĩ ở đâu

Chi phí chữa bệnh trĩ mất bao nhiêu tiền

Khám bệnh xã hội ở Hà Nội

Fale Conosco