Curitiba, 17 de Novembro de 2017.
16:15
Nesta terça-feira, 21, as 21 escolas municipais e 20 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Campo Mourão estão realizando as suas eleições. No pleito vão ser escolhidos os diretores, diretores auxiliares e especialistas em educação. A escolha será feita por eleição livre e direta.
Autor da lei que instituiu a eleição direta nas escolas de Campo Mourão, o professor Joani Texeira afirmou que se inspirou na lei do então prefeito da época, Rubens Bueno, que quando era deputado estadual, em 1984, foi autor de um PL que permitiu a eleição direta para diretores de escolas estaduais, tendo sua aprovação a exatamente 33 anos atrás.
“Tive a ideia de criar este projeto em Campo Mourão após observar o sucesso da lei feita pelo então prefeito de Campo Mourão, Rubens Bueno, que quando era deputado estadual criou tal lei a nível estadual. Conversei com ele, tive seu apoio, recebi suas dicas e então concretizei o projeto de lei. Hoje as eleições são um sucesso. Somente neste ano, mais de 16 mil pessoas estarão envolvidas neste processo”, destacou o professor Joani Texeiria.
Joani Texeira, 76, foi vereador de Campo Mourão entre os anos de 1992 a 2000. Hoje é professor aposentado, porém faz parte do conselho de segurança municipal, da diretoria do clube social e recreativo 10 de outubro e do conselho administrativo e paroquial da igreja católica e ucraniana de Campo Mourão.