Curitiba, 07 de Julho de 2017.
16:35
A FAP (Fundação Astrojildo Pereira) realiza entre os dias 11 e 15 de julho o II Encontro de Jovens lideranças na Colônia de Férias Kinderland, em Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, mesmo local da primeira edição do evento que ocorreu em fevereiro deste ano. O encontro contará com a participação de 120 jovens – na faixa etária dos 16 aos 28 anos – de todo o País escolhidos pelas direções estaduais do PPS (Partido Popular Socialista).
Com características de treinamento em “regime de imersão política, dinâmicas de grupo para trabalho em equipe e exercícios de liderança”, a organização programou para esta nova edição um curso de formação política com carga horária de 12 horas, com temas que abordarão a ação coletiva, associativa e partidária; política e democracia no mundo contemporâneo; trajetória da modernização brasileira; desafios da mudança econômica na atualidade; dentre outros.
As aulas do curso estarão a cargo de Cláudio Vitorino, Marcus Vinicius Oliveira, Hamilton Garcia, Everardo Maciel, Caetano Araujo e Alberto Aggio. Também participarão do evento o humorista Cláudio Manoel; o diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman; a atriz Naura Schneider; o presidente do Sebrae-RJ, Cezar Vasquez; o presidente da Frente Nacional das Cidades Inteligentes, André Gomyde; o psicoterapeuta e líder da Diversidade do PPS, Eliseu Neto e o monge yogue Dada Jinanananda.
A equipe de especialistas fará palestras sobre os mais diversos temas, da violência contra a mulher ao respeito à diversidade, da questão ambiental ao empreendedorismo e do futuro da cidades ao mercado de trabalho para os jovens. Entre as atividades lúdicas e recreativas, está programado uma aula de meditação, show performático, rap e uma festa caipira com funk no final.
Lideranças
Também estão previstas no encontro as presenças de lideranças nacionais e regionais do PPS, como o ex-ministro da Cultura e deputado federal Roberto Freire (SP), presidente do PPS; o senador Cristovam Buarque (PPS-DF); o deputado estadual Comte Bittencourt (RJ); o deputado federal Arnaldo Jordy (PA); e os prefeitos de Vitória (ES), Luciano Rezende, e Rafael Diniz, de Campos dos Goytacazes (RJ).
Conhecimento
Para Raquel Dias, integrante de movimentos sociais do PPS e membro da Secretariado Nacional do partido, o conhecimento é a maior “arma” que pode ser dada à juventude. Segundo ela, um dos principais objetivos do encontro de jovens lideranças é “espertar a curiosidade nos jovens para o mundo do conhecimento e permitir que eles descubram seus processos de liderança”.
Marcelo Barreto, jovem advogado e filiado do PPS de Campos que participou do primeiro encontro, vai estar presente nesta nova edição agora como monitor. Ele disse que esse tipo de evento, além de servir para ampliar o horizonte político dos jovens, também apresenta ótimas oportunidades de trocas de experiências e de se fazer novas amizades. “Pude perceber que, ao final do curso, além do aprendizado político, eu estava também com novos amigos e companheiros de caminhada política, filosófica e psicológica”, contou.
A atriz Eduarda Benevides, filiada ao PPS do Rio de Janeiro, participará pela primeira vez do evento. “Me interessou bastante o fato de montarem, nesse encontro, um curso de formação política, importantíssimo para nos prepararmos moral e intelectualmente para as questões que estamos vivendo ultimamente no cenário político nacional”, disse. (Com informações da Assessoria da FAP)