Curitiba, 08 de Setembro de 2016.
16:19
Portal PPS
O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), afirmou nesta quinta-feira (8), ao comentar a declaração do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki de que o ex-presidente Lula tenta “embaraçar as apurações” da Operação Lava Jato, que o petista e seus advogados temem revelações de suas práticas criminosas praticadas quando ele ocupou a Presidência da República, de 2003 a 2010.
“Lula e o PT sempre tentaram desqualificar o mensalão. Com seus principais dirigentes condenados e presos, no petrolão não é diferente. Lula tenta, com suas chicanas, atrapalhar investigações que dizem respeito à sua prática criminosa enquanto presidente da República”, disse.
Para o parlamentar, a decisão de Teori Zavascki, de negar a retirada das investigações das mãos do juiz federal Sérgio Moro, foi correta.
“É preciso considerar que a decisão de Teori foi correta para que os crimes investigados pela Lava Jato e a destruição da Petrobras promovida pelo PT encontrem os verdadeiros artífices que iniciaram esse processo. A começar pelo ex-presidente Lula”, afirmou.
Despacho
O ministro do STF, Teori Zavascki, negou nesta terça-feira (6) o pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que fosse retirado do juiz Sergio Moro os inquéritos abertos para investigar o petista. Ele afirmou no despacho que o recurso apresentado por Lula “constitui mais uma das diversas tentativas da defesa de embaralhar as apurações”.
Os advogados do ex-presidente argumentaram que não caberia à 13º Vara Federal, em Curitiba, da qual Moro é titular, a tramitação dos procedimentos envolvendo o ex-presidente.