Curitiba, 27 de Setembro de 2016.
14:04
No Paraná, ainda foram autorizadas as instalações de cursos nos municípios de Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Outros 35 cursos também serão abertos em outros estados. A portaria que autoriza o funcionamento das novas turmas foi publicada nesta terça-feira (27).
Robson Gonçalves
Deputado Rubens Bueno e ministro Mendonça Filho
Convidado pelo líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), o ministro da Educação, Mendonça Filho, vai pessoalmente a Campo Mourão, no próximo mês de outubro, para assinar a autorização de abertura do curso de Medicina na Faculdade Integrado. Serão 50 vagas por ano para formar profissionais que podem atuar também no Programa Mais Médicos. No Paraná, ainda foram autorizadas as instalações de cursos nos municípios de Guarapuava, Pato Branco e Umuarama. Outros 35 cursos também serão abertos em outros estados. A portaria que autoriza o funcionamento das novas turmas foi publicada nesta terça-feira (27).
Rubens Bueno lembra que a instalação do curso em Campo Mourão e nas outras três cidades paranaenses ocorre após um intenso trabalho feito no Tribunal de Contas da União (TCU), que havia questionado o edital para a abertura das novas vagas. “Desde 2015 estamos atuando junto aos ministros do TCU para sanar todas as dúvidas e no final de julho, em conjunto com diretores das instituições de ensino, conseguimos a liberação para a abertura do curso. Sem dúvida, trata-se de uma grande conquista para a região e para os jovens que terão novas oportunidades para ingressar na carreira médica”, afirmou Rubens Bueno, que tratou do caso com a relatora do processo no TCU, ministra Ana Arraes, com o presidente do tribunal, ministro Aroldo Cedraz, e outros integrantes da corte de contas.
A data da visita do ministro da Educação a Campo Mourão ainda será definida. “A presença do ministro na cidade mostra o prestígio de nossa região e a preocupação do governo federal em impulsionar o ensino superior. Felizmente com o nosso trabalho e também do Ministério da Educação sanamos as dúvidas formais e convencemos os ministros do TCU que o cancelamento do edital provocaria atraso na disponibilização de profissionais formados e capacitados para atender à demanda da sociedade”, reforçou Rubens Bueno.
O diretor administrativo da Faculdade Integrado, Pedro Henrique Montans Baer, afirmou que o primeiro vestibular será aberto em breve. “Pretendemos iniciar o quanto antes. No entanto, precisamos aguardar as próximas etapas do MEC e fazer as implantações necessárias para iniciarmos o curso com qualidade. Esse curso será muito importante para cidade, pois além da formação de novos médicos vai contribuir também para a melhoria do sistema de saúde da região”, disse.
A Faculdade Integrado, que atua há 30 anos na área educacional, deve investir cerca de R$ 5 milhões na infraestrutura do novo curso. Na graduação, além de Medicina, conta com os cursos Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Direito, Educação Física (bacharelado), Educação Física (licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Farmácia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Estética e Cosmética.