Curitiba, 20 de Janeiro de 2017.
10:17

Para Cristovam, novo relator da Lava Jato tem de ser escolhido entre os atuais ministros do STF

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF) defendeu em entrevista ao “Jornal Nacional” da TV Globo (veja abaixo), nesta quinta-feira (19), que o substituto do ministro Teori Zavascki na relatoria da Operação Lava Jato seja escolhido entre os atuais ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O ministro e outras quatro pessoas, dentre elas o empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, morreram ontem na queda de avião em Paraty (RJ).

Veja aqui a entrevista

A substituição tem de ser rápida, na avaliação do parlamentar, porque a escolha de um novo ministro pelo presidente Michel Temer para a vaga de Teori no STF pode levar meses e atrasar o andamento da Lava Jato.

“Esse caso exige uma escolha que deixe o país inteiro e o mundo sabendo que a morte do ministro Teori não trouxe qualquer mudança na postura de seriedade, de rigor e de punição para todos aqueles envolvidos na corrupção. Se houver a substituição rápida, sem esperar novo nome, eu creio que pode se retomar com a mesma agilidade que ele daria e eu espero que isso aconteça. Não dá para o povo continuar esperando meses para saber o que aconteceu nos subterrâneos das relações entre empresas e políticos. Tem que ser rápido e eu creio que é possível ter um substituto entre os dez que aí estão capazes de fazer isto”, defendeu o parlamentar do PPS na entrevista.

Com a morte do relator, processo da Lava Jato irá para outro ministro

Intenção de Temer é nomear novo ministro rapidamente, diz Moreira. PF confirmou que já instaurou inquérito para apurar as causas do acidente.

Jornal Nacional – TV Globo

Teori Zavascki era relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. Agora todo o processo será encaminhado para outro ministro, que passará a cuidar, por exemplo, da homologação das delações dos executivos da Odebrecht.

A escolha de um ministro do Supremo não é um processo rápido: o artigo 101 da Constituição diz que os ministros são indicados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

A escolha se dá dentre cidadãos com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada. Michel Temer não tem prazo para fazer esta escolha. Uma escolha especialmente delicada, porque Teori Zavaski cuidava da Operação Lava Jato no Supremo.

A definição de quem herdará os processos de Teori está no regimento interno do Supremo. O artigo 38 diz que, em caso de aposentadoria, renúncia ou morte, o relator de um processo é substituído pelo ministro nomeado para a sua vaga. Neste caso, a Lava Jato iria para um novo ministro a ser indicado por Temer.

Mas o artigo 68 do regimento lista uma série de situações em que caberia à presidente do Supremo, ministra Cármem Lúcia, pedir a redistribuição dos casos.

A Lava Jato pode não ser uma destas situações, mas este mesmo artigo diz que a presidente pode, em caráter excepcional, nos demais feitos, fazer uso dessa faculdade.

Ou seja, abre a possibilidade para que a ministra Cármen Lúcia promova o sorteio de um novo relator para a Lava Jato.
Isso já aconteceu antes. Em 2009, quando morreu o ministro Menezes Direito, o ministro Gilmar Mendes, então presidente do Supremo, determinou a redistribuição dos processos dele citando o artigo 68.

“E há uma outra regra excepcional que determina que a ministra presidente possa redistribuir este processo em até 30 dias da vacância do cargo para outro ministro da corte. Parece que este juízo de conveniência e oportunidade deve ser exercido para se evitar o constrangimento de que as autoridades públicas que são investigadas pela Lava Jato possam indicar o juiz que presidirá estes processos”, disse Gustavo Binenbojm, professor de direito da Uerj.

O Supremo Tribunal Federal nos casos criminais é dividido em duas turmas, cada uma delas com cinco ministros, já que a presidente não faz parte delas.

O artigo 10 indica que o sorteio seria feito apenas entre os membros da turma em que estava Teori, composta por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Melo. Mas como a Lava Jato cita autoridades que só podem ser julgadas pelo pleno do Supremo, como o próprio presidente da República, Michel Temer, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros, juristas entendem que o sorteio teria que ser entre todos os ministros da corte menos a presidente. Este é o entendimento do ministro Marco Aurélio Mello.

É a mesma posição do senador Cristóvam Buarque, do PPS do Distrito Federal.

“Esse caso exige uma escolha que deixe o país inteiro e o mundo sabendo que a morte do ministro Teori não trouxe qualquer mudança na postura de seriedade, de rigor e de punição para todos aqueles envolvidos na corrupção. Se houver a substituição rápida, sem esperar novo nome, eu creio que pode se retomar com a mesma agilidade que ele daria e eu espero que isso aconteça. Não dá para o povo continuar esperando meses para saber o que aconteceu nos subterrâneos das relações entre empresas e políticos. Tem que ser rápido e eu creio que é possível ter um substituto entre os dez que aí estão capazes de fazer isto”.

A Polícia Federal divulgou uma nota confirmando que já instaurou inquérito para apurar as causas do acidente em que Teori Zavascki morreu. A PF informou que uma equipe formada por delegados e peritos estava se deslocando para o Rio de Janeiro, e que boa parte desta trabalhou também na investigação do acidente em que morreu Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco.

No Supremo Tribunal Federal, a informação era de que a presidente, ministra Cármen Lúcia, que era muito amiga de Teori Zavascki, estava em Belo Horizonte, já pegou um voo de volta a Brasília onde pretende ficar para acompanhar os primeiros desdobramentos desse trabalho de investigação. Segundo foi ouvido no Supremo, a ministra está arrasada.

À tarde, o secretário do Programa de Parcerias e Investimentos do governo Temer, Moreira Franco, disse que a intenção do presidente é nomear um novo ministro para o STF o mais rápido possível.



Voltar

Indique para um amigo
Versão para impressão

Indique para um amigo

Para Cristovam, novo relator da Lava Jato tem de ser escolhido entre os atuais ministros do STF


www.falaparana.com.br
Calendário de Atividades
Carregando...

Vídeos PPS

Rubens Bueno cobra votação de propostas

Congresso Extraordinário do Cidadania23 - Novo Programa e Estatuto

Conheça a Jornada da Cidadania

VEJA TODOS OS VÍDEOS

Flickr

R. Dr. Manoel Pedro, 683
Curitiba / PR
CEP: 80035-030
Cabral

Fone: (41) 3259-3223
Fax:


Xem thêm bài viết:

Phòng khám đa khoa Hà Nội

Khám giang mai ở đâu Hà Nội

Phòng khám đa khoa Thái Hà

Phòng khám nam khoa hà nội

Khám xuất tinh sớm ở đâu

Yếu sinh lý ở đâu tốt nhất tại Hà Nội

Chi phí cắt bao quy đầu

Cắt bao quy đầu ở đâu

Chi phí chữa sùi mào gà

Khám bệnh sùi mào gà ở đâu

Chữa bệnh lậu ở đâu

Phòng khám phụ khoa ở hà nội

Địa chỉ phá thai an toàn ở Hà Nội

Chi phí phá thai

Cách phá thai an toàn

Chữa bệnh trĩ ở đâu

Chi phí chữa bệnh trĩ mất bao nhiêu tiền

Chữa hôi nách ở hà nội

4 cách trị hôi nách một lần khỏi cả đời

Xem thêm bài viết:

Phòng khám đa khoa Hà Nội

Khám giang mai ở đâu Hà Nội

Phòng khám đa khoa Thái Hà

Phòng khám nam khoa hà nội

Khám xuất tinh sớm ở đâu

Yếu sinh lý ở đâu tốt nhất tại Hà Nội

Chi phí cắt bao quy đầu

Cắt bao quy đầu ở đâu

Chi phí chữa sùi mào gà

Khám bệnh sùi mào gà ở đâu

Chữa bệnh lậu ở đâu

Phòng khám phụ khoa ở hà nội

Địa chỉ phá thai an toàn ở Hà Nội

Chi phí phá thai

Cách phá thai an toàn

Chữa bệnh trĩ ở đâu

Chi phí chữa bệnh trĩ mất bao nhiêu tiền

Khám bệnh xã hội ở Hà Nội

Fale Conosco