Curitiba, 06 de Setembro de 2017.
15:26
A Lei nº 13.290, de autoria do deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), foi destaque na revista Quatro Rodas de setembro. A edição traz uma reportagem de três páginas com testes feitos por peritos na área, dados que compravam a eficácia da lei, opiniões de especialistas e elogios acerca da necessidade de implementação da lei.
Segundo a publicação especializada, após um ano da lei em vigor, os números de colisões frontais caíram significativamente, sendo que nesse período após a regulamentação foram registrados 2.444 colisões frontais contra 2686 do ano anterior à determinação. Uma redução de cerca de 10%.
Para dar mais uma prova da eficiência da lei, a revista convidou peritos e realizou testes com três veículos diferentes. Segundo o texto, o resultado foi que, com o farol aceso durante o dia, a distância de percepção do carro na via contrária é 567% maior. Os testes identificaram que com as luzes apagadas um veículo é perceptível a 300 metros de distância, porém, com o farol aceso, aumenta para 2000 metros.
Além destes dados e testes, a revista ouviu também personagens contrários a lei, opiniões de especialistas e de agentes de trânsitos. Para finalizar, a reportagem destaca que após um ano da lei, a redução de acidentes frontais só mostra que a medida era mais que necessária.
A lei do farol mostra que um pequeno gesto salva vidas
“O resultado do teste da revista foi uma ótima forma de comemorar o primeiro ano de vida da lei do farol. Como eu já dizia na época em que apresentei esses projeto, trata-se de um pequeno gesto que salva vidas”, comemorou o deputado Rubens Bueno.
Caso queira conferir esta e outras reportagens, adquira a edição do mês de setembro da revista Quatro Rodas.