Curitiba, 12 de Março de 2021.
14:21
O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) foi eleito nesta sexta-feira (12) vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. Na avaliação do parlamentar, a política externa que vem sendo adotada pelo atual governo é belicosa e tem provocado uma série de prejuízos para o país.
"Infelizmente nossa política externa está equivocada e vem apostando em confrontos desnecessários. Arrumamos brigas com a China, nosso principal parceiro comercial, por intermédio de declarações estapafúrdias do ex-presidente desta comissão, que além de deputado é filho do presidente da República. O governo brasileiro também apostou todas as suas fichas em Trump, nos Estados Unidos, e chegou inclusive a dar palpite na eleição americana. Biden venceu e o Brasil não ganhou nada com Trump. Esses são só alguns exemplos dessa postura que precisamos ajudar a mudar", avaliou o deputado.
Rubens Bueno lembrou ainda que os responsáveis pela condução de nossa política externa também arrumaram confronto com a União Europeia devido as queimadas na Amazônia e outras questões ambientais. "Isso fez o Brasil perder milhões que eram investidos em diversos programas na região amazônica, além de ter prejudicado a exportação de produtos brasileiros para o exterior", lamentou.
Na avaliação do deputado, a comissão da Câmara poderá votar propostas e acordos que reforcem os laços do país com outras nações do mundo e também ajudará a promover um debate mais plural e democrático sobre o futuro de nossa relações exteriores. "Devemos aproveitar esse momento para promover a inserção daqueles que abominam os extremos. Nossa missão aqui é buscar o diálogo e o consenso", ponderou Rubens Bueno.
A comissão será presidida pelo deputado deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e também terá como integrantes da mesa os deputados Coronel Armando (PSL/SC) e Claudio Cajado (PP/BA), ocupando os cargos de 2° e 3° vice-presidentes.